A aquisição de imóveis ainda é uma das formas de investimento mais procuradas pelos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo FipeZap no final de 2021, dos 43% dos entrevistados que afirmaram querer investir em imóveis, 35% tinham a intenção de usar essa compra como forma de investimento, seja lucrando com aluguel de imóvel, seja vendendo no futuro.   

 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Porém, mesmo que o investimento em imóveis tenha inúmeras vantagens para o investidor, é necessário tomar alguns cuidados importantes para realmente lucrar com o aluguel ou com a revenda. Veja, a seguir, as dicas que os gerentes da Ibagy deram para que você consiga ganhar dinheiro com o aluguel de imóvel.   

 

Como potencializar meu lucro ao investir em imóveis? 

 

Antes de começar a pensar em investir em imóveis, você precisa ter em mente que esse é um investimento seguro e rentável, mas não no curto prazo. Assim como acontece em outras formas de investimento, o lucro vem com o tempo, já que a valorização do imóvel não é instantânea e depende de outros fatores, como desenvolvimento da região em que foi construído, estado de conservação, preço, entre outros.  

 

Portanto, se seu objetivo é ganhar mais dinheiro com o aluguel de imóveis, marque as alternativas no checklist a seguir para descobrir se você está no caminho certo.  

 

Checklist para lucrar com o aluguel de imóveis

 

  • Racionalize bem antes de investir em imóveis  
  • Conheça os arredores do imóvel  
  • Considere a infraestrutura do condomínio antes de tomar a decisão 
  • Faça uma vistoria minuciosa antes de alugar 
  • Avalie e aplique o percentual de ajuste na renovação do contrato. 

 

Agora, se algum item ficou de fora, ou se você quiser saber mais sobre algum dos passos listados acima, confira os conselhos dos gerentes da Ibagy. 

 

1. Racionalize bem antes de investir em imóveis  

 

Esta primeira etapa serve apenas para aqueles que pensam em investir em imóveis, porém ainda não compraram um. Para quem está começando a entender o mercado imobiliário, é preciso considerar se o valor total já está em mãos ou se um financiamento será necessário.  

 

No segundo caso, é muito importante que você consiga arcar com as parcelas mensais mesmo enquanto o imóvel estiver vago. Afinal, você não pode correr o risco de comprometer sua saúde financeira se o aluguel demorar mais do que o esperado para se concretizar.   

 

Por último, escolha com cuidado o tipo de imóvel no qual você vai investir. Apartamentos comprados na planta são muito mais baratos do que aqueles já construídos e valorizam bastante em um curto espaço de tempo. Porém você só vai conseguir receber o retorno financeiro após a conclusão das obras, e isso pode demorar alguns anos.  

 

2. Conheça os arredores onde o imóvel está localizado 

 

A localização de um imóvel é um dos pontos principais que vão valorizá-lo com o tempo. Se a região em que ele está localizado for conhecida por ser tranquila, arborizada, com escolas, parques e supermercados na redondeza, pode ter certeza de que essas características vão ser levadas em conta pelos inquilinos.  

 

Agora, se o imóvel estiver próximo a rodovias e avenidas, ou for localizado em bairros agitados, com bares e restaurantes em volta, vale a pena investir em janelas antirruídos e sistemas de segurança mais modernos, para que não falte tranquilidade e segurança para os inquilinos.  

 

Para quem ainda está buscando um imóvel para investir, uma dica é pesquisar quais bairros e regiões estão em ascensão ou passando por revitalizações e obras de desenvolvimento. Dessa forma você ainda paga por um preço mais baixo, mas sabendo que, num futuro próximo, a localização estará valorizada e, consequentemente, seu imóvel também.  

 

3. Considere a infraestrutura do condomínio  

 

Prédios muito antigos quase sempre são maiores, com poucos apartamentos por andar e pouca infraestrutura. Com menos pessoas para dividir o valor do condomínio, geralmente as despesas mensais são altas, o que pode afastar potenciais inquilinos.  

 

Se você está pensando em investir em imóveis com o objetivo de lucrar com o aluguel, pode ser mais interessante buscar empreendimentos mais novos, com espaço, opções de lazer e mais moradores para dividir os custos do condomínio. Dessa forma, o valor mensal não assusta os locatários e você pode usar a infraestrutura como chamariz para seus potenciais inquilinos. 

    

4. Faça uma vistoria minuciosa antes de alugar 

 

É bem provável que, se o imóvel foi comprado na planta, quando ele estiver pronto para ser habitado, já estará com os pisos e louças instalados, assim como paredes pintadas e outras questões que ajudam a rentabilizar o aluguel. Porém, se o imóvel no qual você investiu for antigo ou já tiver sido habitado antes, é necessário fazer uma vistoria bem cuidadosa para identificar todas as reformas e alterações que precisam ser feitas antes do aluguel.  

 

Imóveis reformados e parcialmente decorados são procurados e alugados com muito mais rapidez do que aqueles antigos e que precisam de melhorias. Você também pode incluir os custos de reformas e melhorias no valor do aluguel para, depois de um tempo, receber de volta os valores investidos. Além disso, a reforma que você evita agora pode causar um transtorno muito maior no futuro, principalmente se a melhoria negligenciada estiver relacionada à fiação e hidráulica. 

     

Dicas extras dos gerentes da Ibagy 

 

Se você já recebe um aluguel de imóvel e quer, de alguma forma, aumentar essa renda, não se esqueça de voltar ao contrato e avaliar o percentual de ajuste anual para saber se o preço cobrado atualmente equivale ao acordado.  

 

Muitos proprietários deixam de considerar os índices de cálculo de inflação na hora da renovação do contrato, o que acaba deixando o valor defasado. Se você ainda tem dúvidas quanto ao reajuste do contrato de locação, é bem importante ler este artigo que já está publicado em nosso blog e que explica mais detalhadamente o assunto.   

 

Por último, não deixe de entrar em contato com a Ibagy. Temos 51 anos de experiência no mercado imobiliário e diversas vantagens para proprietários, como o aluguel rápido e a garantia total* de aluguel, encargos e pintura. É só clicar aqui e anunciar seu imóvel com a gente. 

 

*Conforme contrato e vistoria.

  • Por que morar nos Ingleses?
  • Ibagy, desde sempre o lugar certo
  • Ibagy com você desde sempre