Ilha da Magia

Florianópolis é conhecida pelas praias, pelas belezas naturais, por pontos turísticos famosos, como a Ponte Hercílio Luz, e pelo seu apelido: Ilha da Magia. E esse apelido não surgiu apenas porque aqui é um lugar para viver momentos mágicos em meio a paisagens lindas. O nome Ilha da Magia tem uma origem bem mais complexa.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Vamos conhecer um pouco das histórias da cidade que deram origem a esse apelido?

 

Ilha da Magia: as lendas por trás do apelido de Floripa

Assim como várias outras cidades do Brasil, Florianópolis teve em sua história diversas lendas. A maioria delas surgiu quando os imigrantes portugueses (açorianos) chegaram na Ilha e viram que os moradores daqui tinham alguns medos específicos. Para se proteger desses medos, criaram superstições.

Hoje em dia, mesmo com o avanço da cidade, principalmente nos setores de tecnologia e turismo, muitas dessas lendas ainda se fazem presentes no dia a dia dos moradores e dos visitantes. Veja, a seguir, algumas delas.

 

Bruxas de Florianópolis

A lenda das bruxas é uma das mais famosas e mais lembradas pelos moradores de Florianópolis. Segundo ela, bruxas costumavam assustar os pescadores, roubar seus barcos e brincar com seus instrumentos de trabalho.

Além disso, também existe a história de que, na Praia de Itaguaçu, localizada no Continente, as bruxas organizaram uma festa e esqueceram de chamar o Diabo. Então, ele transformou todas elas em pedras, que podem ser vistas, hoje, na beira do mar do local.

 

Luz da Bota

Essa é uma lenda da Praia dos Ingleses e do Rio Vermelho. Os moradores locais contavam que, nessas praias, sempre havia uma luz vermelha, que projetava uma sombra em formato de bota. Esse reflexo nunca causou nenhum problema, mas sempre deixou os moradores com medo de se aproximar da “luz da bota”.

 

Praia da Joaquina

Na Praia da Joaquina, famosa por suas dunas, a história envolve uma mulher com esse mesmo nome. Segundo a lenda, Joaquina teria feito a rota que vai da Lagoa da Conceição até a Praia da Joaquina para olhar o mar e lembrar da família e dos amores que tinha perdido. Depois, morreu de tristeza nas areias da praia.

 

Lobisomem de Ratones

Também existe uma lenda que diz que no bairro de Ratones há um lobisomem. Segundo a história, uma mulher casada dava banho no filho todas as noites quando estava sozinha. Um cachorro sempre tentava evitar que ela fizesse isso, até o dia que ela se irritou e bateu no animal. 

O cachorro reagiu arrancando um pedaço da saia da mulher. No outro dia, pedaços da saia estavam nos dentes do seu marido e a maldição da família se quebrou.

 

O amor proibido de Peri e Conceição

De acordo com essa lenda, um indígena chamado Peri e uma bruxa chamada Conceição se apaixonaram e viveram um amor proibido. As famílias queriam separar o casal, mas eles continuaram se encontrando em segredo.

Um dia, as bruxas descobriram e aplicaram um castigo: transformaram Peri e Conceição em duas grandes lagoas, bem longe uma da outra, para que nunca mais pudessem se encontrar. Conceição ficou tão triste que chorou por muito tempo, fazendo as suas águas ficarem salgadas. Peri, para declarar seu amor pela amada, mesmo de longe, deixou sua borda com o formato de um coração.

 

As belezas da Ilha da Magia

Ilha da Magia

Gostou de conhecer algumas das lendas que deram origem ao apelido Ilha da Magia? Agora que você já conhece algumas histórias locais, vamos, então, a outros detalhes mágicos de Florianópolis: suas belezas naturais, claro.

 

Praias

Florianópolis tem mais de 42 praias que conquistam moradores e visitantes de todos os gostos. Algumas têm águas mais calmas, como a Praia da Daniela, para quem gosta de mar sem ondas ou quer aproveitar os dias em segurança com os filhos. Outras têm mar agitado, como a Praia do Campeche, com ondas excelentes para a prática do surf. 

Além disso, também tem algumas que só podem ser acessadas por trilha ou barco, como a Praia dos Naufragados. Essas são as preferidas de quem gosta de uma boa aventura.

Neste outro conteúdo aqui do blog, nós escolhemos as 10 praias mais bonitas de Florianópolis, com dicas especiais sobre cada uma. Vale a pena ler e visitar!

 

Trilhas e cachoeiras

Além das praias, a Ilha da Magia também conta com diversas trilhas, algumas com percursos mais curtos e fáceis, como a Trilha do Gravatá, e outras mais longas e difíceis de percorrer, como a da Lagoinha do Leste. Algumas delas também levam a cachoeiras, como a da Solidão, no Sul da Ilha, e a da Gurita, que tem como ponto alto a cachoeira do Peri.

 

Parques

Os parques de Florianópolis também são ótimos locais para visitar e aproveitar os dias. O maior deles fica no Continente: o Parque de Coqueiros. Lá, você encontra pista de corrida, ciclovia, equipamentos para exercícios físicos e um enorme espaço para os pets brincarem. Outra opção é visitar o Horto Florestal, no bairro Córrego Grande, outro parque ótimo para a prática de atividades ao ar livre e para passear com crianças. 

Ilha da Magia

 

Como você viu, magia é o que não falta em Florianópolis, seja nas lendas que marcaram sua história, como nas belezas naturais que enchem nossos olhos. E, se o seu objetivo é morar aqui, ou se você já mora aqui, mas está procurando um novo local para morar, conte com a Ibagy.

Da Ilha da Magia a Ibagy entende: ninguém conhece essa terra como a gente. Estamos há 52 anos no mercado imobiliário da região e vamos ajudar você a encontrar o imóvel ideal para viver momentos mágicos em Floripa. Clique aqui, entre em contato com a gente e conheça nossos imóveis disponíveis para alugar na Ilha da Magia.