Embora muita gente pense o contrário, mudar-se não precisa ser necessariamente algo estressante e cansativo. Com alguns cuidados básicos e um pouco de planejamento, é possível transformar a busca pela casa nova em uma atividade tranquila e até prazerosa. O passo a passo de como alugar um imóvel não precisa ser uma dor de cabeça!

E, especialmente no caso do aluguel, esta pode ser uma tarefa rápida e descomplicada. Para mostrar que não há mistérios nesse processo, preparamos um passo a passo para você saber como alugar um imóvel de forma tranquila e segura. Confira:

Avalie sua capacidade financeira

Um dos primeiros passos para alugar um imóvel é determinar o quanto você está disposto a investir no aluguel. Assim, você poderá concentrar sua pesquisa naqueles imóveis adequados aos seus limites financeiros.

É importante lembrar que a sua despesa mensal com o aluguel não se limita ao valor normalmente anunciado. Além dele, é preciso considerar outros gastos como condomínio, IPTU, garantias exigidas pelo proprietário, entre outros.

Escolha a localização

Atualmente, uma boa localização é um dos principais requisitos avaliados por quem procura um imóvel. E esse é realmente um diferencial importante, que impacta outros aspectos da locação. Por isso, é interessante definir sua preferência com antecedência.

Uma boa localização pode significar um imóvel próximo ao centro da cidade ou do seu trabalho, com opções de comércio e serviços ao redor. Um bairro seguro também representa um bom lugar para se morar.

É claro que a localização impacta diretamente no valor do aluguel. Logo, você terá que definir qual a sua prioridade.

Pesquise com paciência

Ter pressa na hora de pesquisar um imóvel não é uma boa. É importante avaliar o máximo possível de opções, pois, assim, é possível encontrar as melhores oportunidades. E a instabilidade do mercado imobiliário promove variações consideráveis em unidades semelhantes.

Uma dica é aproveitar diferentes formas de pesquisa. Você pode começar pesquisando pela internet, em portais imobiliários, onde é possível não apenas verificar valores, mas também visualizar as fotos dos imóveis. E pode também encaminhar o negócio diretamente com uma imobiliária.

Verifique os documentos e garantias

Um ponto essencial para saber como alugar um imóvel. No momento que identificar o melhor lugar, é importante já ter em mãos toda a documentação necessária para o aluguel. Assim, não corre risco de perder o negócio. Geralmente, é preciso apresentar CPF, RG e comprovantes de renda e residência.

Para comprovar que seus rendimentos são suficientes para honrar o compromisso do aluguel você pode apresentar seu contracheque, holerite ou mesmo sua declaração de Imposto de Renda, no caso dos profissionais autônomos, por exemplo.

Confira as condições do contrato e a previsão dos reajustes

O contrato de locação deve conter tudo o que foi previamente acordado entre locador e locatário, desde o valor do aluguel até a forma de reajuste, passando pela duração do compromisso e demais itens relevantes.

Especificamente sobre os reajustes, avalie o índice sugerido para a atualização do valor. Lembre-se de que só é permitido um ajuste ao ano. Para se sentir mais seguro, o ideal é contar com o suporte de um advogado com experiência em contratos imobiliários para analisar o documento.

Essas são as nossas sugestões de procedimentos que você pode adotar se não sabe como alugar um imóvel. Para não correr risco, procure uma imobiliária com experiência em locações para lhe ajudar nesses trâmites.

E para saber mais sobre aluguel de imóveis entre em contato conosco. Podemos ajudá-lo a encontrar o imóvel ideal para você!