Está procurando um imóvel para alugar? Então, além de focar na busca pela casa ou apartamento com as características que você deseja e na localização que vai facilitar seu dia a dia, é fundamental colocar na ponta do lápis quais serão as suas despesas depois de alugar um imóvel. Ao começar uma nova fase da sua vida, em um novo endereço, seja morando sozinho, dividindo com amigos ou mesmo ao mudar com a sua família, é importante planejar e analisar seu orçamento para evitar imprevistos no futuro. Mapear e calcular as despesas dessa nova etapa é o primeiro passo para manter suas finanças seguras.
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
Para facilitar seu planejamento, listamos as principais despesas que você terá após alugar um imóvel. Veja quais são elas e analise seu orçamento antes de assinar o contrato de aluguel.
Despesas fixas mensais
Em primeiro lugar, é importante calcular as despesas fixas, ou seja, as contas que você já sabe o valor e que terá que pagar todos os meses. Com elas, não será possível economizar, já que o valor será sempre o mesmo. Ao mesmo tempo, tendo esses valores na ponta do lápis e previstos no seu orçamento mensal, eles não causarão surpresas nem prejuízos para você. Listamos as despesas fixas mensais mais comuns depois de alugar um imóvel.
Aluguel
Essa é a despesa mais óbvia, mas que precisa ter a sua atenção antes mesmo de fechar o negócio. O valor do aluguel é definido em contrato e permanece fixo durante a sua vigência. Então, ao escolher o imóvel do seu interesse, verifique se o valor que será cobrado está de acordo com seu orçamento, para não correr o risco de não conseguir arcar com suas obrigações como locatário.
Além disso, é importante lembrar que, após o período definido no contrato inicial, que costuma ser de 12 meses, haverá um reajuste do valor do aluguel. Esse reajuste é feito de acordo com a taxa de inflação definida no contrato de locação. A taxa mais utilizada é o IGP-M (Índice Geral de Preços e Mercado), que calcula e registra as variações da inflação. Para saber mais sobre o reajuste do aluguel e como ele é calculado, clique aqui.
Taxa de condomínio
Se você alugar um apartamento, a taxa de condomínio também fará parte das suas despesas fixas mensais. Essa taxa é paga pelos moradores para custear a manutenção dos serviços comuns nos empreendimentos. Há diversos fatores que influenciam no valor da taxa de condomínio, como os custos de conservação e manutenção das áreas comuns do condomínio e os salários dos funcionários. Conhecer esses fatores é importante para avaliar se o valor que está sendo cobrado é justo, considerando os serviços que o condomínio oferece, se está dentro do seu orçamento ou se essas despesas poderiam ser evitadas ou reduzidas caso você escolhesse outro imóvel para alugar.
IPTU
Ao alugar um imóvel, você também terá que fazer o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Esse imposto se refere à propriedade, ou seja, o proprietário do imóvel seria responsável pelo seu pagamento, mas a Lei do Inquilinato autoriza a transferência do pagamento dele ao inquilino, no período em que ele estiver usufruindo do imóvel.
As informações sobre o IPTU do imóvel e sobre a obrigação do locatário de arcar com esse pagamento devem constar no contrato de locação. Com isso definido, o proprietário do imóvel pode efetuar o pagamento e, depois, solicitar o ressarcimento do valor ou deverá enviar os boletos ao inquilino para que ele mesmo faça o pagamento.
TCRS
Os moradores de Florianópolis que recebem na sua rua o caminhão da COMCAP (Companhia de Melhoramentos da Capital) para o recolhimento do lixo também devem contribuir com a TCRS (Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos) para que esse serviço continue a ser oferecido. Essa taxa é cobrada no mesmo carnê que o IPTU.
Despesas variáveis mensais
Além dos gastos fixos, é importante considerar e calcular as despesas que terão valores variáveis, mas que você precisará pagar todos os meses. Aqui, é possível economizar, mas, também, é indicado manter uma reserva de emergência, caso o valor seja maior do que você esperava em algum mês. Veja quais são as principais despesas variáveis mensais.
Contas de luz e água
Apesar de serem contas fixas importantes, já que o não pagamento pode resultar no corte da energia ou da água na sua residência, seus valores são variáveis. Aqui, uma dica para otimizar seu orçamento e controlar suas finanças é adotar algumas ações para economizar, como: substituir as lâmpadas comuns por fluorescentes ou de LED, que consomem menos energia; apagar as luzes e desligar eletrônicos da tomada quando não estiver usando; evitar desperdícios de água; ficar atento a possíveis vazamentos e fazer reparos o quanto antes; e optar, se possível, por eletrodomésticos com alta eficiência energética.
Telefone, internet e TV a cabo
Avalie se os valores que você irá pagar por esses serviços estão de acordo com os benefícios que os planos oferecem. Verifique também se todos eles se encaixam no seu orçamento mensal, sem prejudicar o pagamento de outras contas essenciais. Além disso, uma dica é pesquisar empresas que oferecem esses três serviços em um mesmo plano, o que pode ser uma opção mais econômica e até mais prática, já que você fará um só pagamento em vez de pagar cada um deles separadamente.
Gás
Assim como as contas de luz e água, o valor da despesa com gás também vai variar de acordo com a sua utilização. No caso do gás, é importante verificar se o imóvel que você vai alugar, caso seja um apartamento, possui rede de gás e se a cobrança é feita de forma separada ou o valor vem embutido na taxa de condomínio. Informe-se sobre esse ponto antes da assinatura do contrato para evitar sustos ao receber os boletos de cobrança.
Supermercado
O valor gasto nas compras mensais do supermercado estão ocupando cada vez mais o orçamento das pessoas. Por isso, a dica aqui também é planejar ações para economizar, como: comprar alimentos específicos em açougues ou feiras, que costumam ter valores menores, deixando para o supermercado somente os produtos de limpeza e alimentos não perecíveis; comparar preços de diferentes estabelecimentos; experimentar novas marcas e ficar de olho nas promoções; e realizar suas compras com um cardápio planejado para o mês, evitando gastos desnecessários.
Além disso, faça um controle do que você gastou no mês, para ter um valor estimado de gastos mensais no supermercado. Incluir essa estimativa ao calcular as despesas mensais vai facilitar o seu planejamento financeiro.
Não é tão difícil se organizar financeiramente e calcular as despesas que você terá depois de alugar um imóvel. Basta colocar tudo na ponta do lápis, para não esquecer de nenhum detalhe, e adotar ações para economizar nos gastos variáveis. Além disso, contar com uma imobiliária que ajuda você desde a busca do imóvel, passando pelo planejamento das suas finanças no dia a dia, até o momento de decorar sua casa de forma criativa e econômica, faz toda a diferença.
Aqui na Ibagy, tem tudo isso: você pode contar com o auxílio dos nossos consultores e dos nossos conteúdos aqui no blog em todas as etapas do aluguel. Então, não perca tempo nem dinheiro: entre em contato com a gente por aqui, conheça nossos imóveis disponíveis para alugar e alugue com quem entende do assunto. E se você é proprietário de um imóvel na Grande Florianópolis, clique aqui e anuncie seu imóvel com a gente.
- Artigo Anterior Conheça a nova agência Ibagy em Biguaçu
- Próximo Artigo Por que investir em Biguaçu?