Imobiliária Ibagy

Depois de alguns anos de crise, o cenário econômico nacional apresenta sinais de melhora: isso influencia diretamente o setor imobiliário.

 

No último trimestre de 2019, essa mudança já começou a ficar visível. Houve um aumento na compra e no aluguel de imóveis e na aquisição de financiamentos, pois as pessoas estão mais confiantes e motivadas para investir, ou seja, em 2020, é provável que o setor imobiliário permaneça aquecido, por isso é importante estar bem informado sobre as novas tendências para saber como aproveitar as oportunidades na hora de alugar o seu imóvel.

 

Confira as principais mudanças que já estão acontecendo e tendem a ficar ainda mais relevantes nos próximos meses.

 

Fique de olho no novo perfil de locatários

O mundo está mudando, a população está mudando e, consequentemente, você não vai encontrar as mesmas pessoas de alguns anos atrás procurando imóveis para alugar. Conheça alguns desses novos perfis e veja o que precisa melhorar ou evidenciar no seu imóvel, para torná-lo mais atrativo aos novos públicos.

 

1) Universitários: eles representam um novo nicho de mercado, que vem se tornando cada vez mais importante no setor imobiliário. Se você possui imóveis localizados em bairros próximos a universidades, esse é um ponto a ser ressaltado na hora da oferta. Os jovens estudantes costumam prezar mais pela localização e pela facilidade do que pelo tamanho da casa ou do apartamento.

 

2) Solteiros ou casais jovens: a economia melhorando tende a levar profissionais, principalmente jovens, para cidades maiores e apartamentos menores. Em seguida, falaremos mais sobre isso, mas saiba que, no mercado imobiliário, tamanho não é mais tão importante. O número de jovens que querem morar sozinhos ou casais sem filhos que preferem alugar a comprar um imóvel está aumentando e fazendo a procura por apartamentos de um ou, no máximo, dois cômodos, crescer cada vez mais. Se o seu imóvel se encaixa nessa categoria e está localizado em uma grande cidade, ponto garantido para você.

 

3) Público sênior: segundo o IBGE, hoje, a expectativa de vida no Brasil é de 75 anos. Com as pessoas vivendo mais tempo e a forte tendência de que os jovens terão cada vez menos filhos, é provável que o público mais velho também se torne relevante no setor imobiliário. Além disso, é um erro pensar que eles não se enquadram nos modelos tecnológicos de aluguel de imóveis. Também de acordo com o IBGE, 60% dos idosos já possui smartphone. Fique de olho nesse nicho de mercado, eles merecem uma atenção especial.

 

A nova procura: mais qualidade de vida em espaços menores

Como já falamos, estamos caminhando para um futuro – ou já seria o presente? – em espaços menores, que oferecem mais qualidade de vida: esse é o sonho de consumo dos locatários. A nova geração não parece mais tão preocupada em adquirir bens, como carros, o que torna a quantidade de garagens de um apartamento menos ou nada importante, por exemplo.

 

A internet é outro ponto que faz toda a diferença no tamanho dos imóveis procurados. As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, seja por lazer ou trabalho, o que diminui a movimentação dentro de casa e torna o conforto e a qualidade do imóvel muito mais relevantes do que o seu tamanho. Além disso, a diminuição dos espaços acompanha uma outra tendência: a procura por lugares mais seguros, ou seja, estão em alta os apartamentos em condomínios, principalmente os modernos, com infraestrutura completa de segurança para os inquilinos.

 

Faça do seu imóvel um investimento

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC) projeta um cenário otimista para o setor. 2020 é o ano ideal para transformar a sua propriedade em investimento. A forte tendência de melhora na economia, unida a uma nova experiência de consumo, que preza pelo bem-estar do inquilino, tende a favorecer o processo de aluguel de uma moradia.

 

Para aproveitar da melhor maneira esse momento, saiba que contar com uma imobiliária faz toda a diferença (link: https://ibagy.com.br/blog/financeiro/por-que-alugar-um-imovel-sem-imobiliaria-pode-ser-um-risco/). Uma empresa especializada é capaz de pensar em todos os detalhes que irão deixar o seu imóvel mais atrativo e valorizado. Além disso, com o apoio de uma imobiliária, a probabilidade de o proprietário encontrar o inquilino perfeito é muito maior.

 

Como você viu, a situação do setor imobiliário em 2020 tem tudo para ser positiva. Então, não deixe o seu imóvel parado nesse momento crucial da economia. Fale com um de nossos consultores e faça da sua propriedade um investimento.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

3 Coisas que você precisa saber para alugar um imóvel
10 fev
Conteúdos Finanças

3 Coisas que você precisa saber para alugar um imóvel

Se você está pensando em arranjar um imóvel para alugar, saiba que é importante saber algumas coisas antes de você […]

leia mais
Pedra Branca: 6 motivos para morar no bairro queridinho de Palhoça
31 jan
Bem-estar Conteúdos

Pedra Branca: 6 motivos para morar no bairro queridinho de Palhoça

Localizado a 15 quilômetros do Centro de Florianópolis, o município de Palhoça está entre as cidades que mais crescem no […]

leia mais