Imobiliária Ibagy

Se você está pensando em arranjar um imóvel para alugar, saiba que é importante saber algumas coisas antes de você partir para a escolha do imóvel que atende ao seu perfil. E para simplificar essa tarefa de escolher e alugar um imóvel, separamos nesse post três coisas importantes que você deve prestar atenção. Continue lendo o conteúdo e torne o aluguel da sua casa ainda mais prático e seguro.

 

  • Saiba quais são os direitos e deveres do inquilino

Conhecer os seus direitos e deveres enquanto morador de um imóvel alugado é essencial para que você não tenha nenhum inconveniente e assegure que está dentro do seu direito.

 

Direitos do inquilino:

  • Receber o imóvel em perfeitas condições de moradia
  • Ter preferência de compra do imóvel 
  • Não pagar taxas de administração 
  • Fazer devolução do imóvel a qualquer momento 

 

Deveres do inquilino:

  • Pagar aluguel em dia 
  • Zelar pelo imóvel 
  • Respeitar as regras do condomínio
  • Avisar a mudança previamente

 

  • Entenda quais são as melhores garantias para aluguel 

Outra questão importante e que você não pode deixar de prestar atenção é sobre qual tipo de garantia locatícia você vai utilizar para alugar seu imóvel. Entre as garantias mais utilizadas está o velho e conhecido fiador de imóveis. Por entender que essa é uma das modalidades mais conhecidas (e também mais burocráticas) vamos falar para você aqui sobre outras duas garantias mais utilizadas e que podem facilitar o seu aluguel.

 

Seguro fiança: é uma opção para quem deseja alugar sem fiador. O serviço é oferecido por seguradoras, onde o locatário precisa pagar uma taxa mensal para garantir que despesas sejam pagas em caso de inadimplência. O valor das seguradoras variam de 10% à 15% o valor locatício. Por obter esse custo extra, vale a pena você inquilino verificar o valor que terá que arcar todo o mês somando com o aluguel. Esse serviço pode ser contratado na imobiliária.

 

Garantia locatícia por cartão de crédito: essa é uma nova modalidade de garantia locatícia, onde o inquilino passa por uma análise de crédito instantânea a partir da apresentação dos dados pessoais e cartão de crédito na imobiliária. O processo de contratação do serviço é 100% online. Essa opção também possui a cobrança de uma taxa para garantir o pagamento de despesas em caso de inadimplência. O valor dessa taxa varia de 8% à 10% e os custos podem ser parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito. 

 

  • Qual a documentação necessária para alugar?

Toda transação imobiliária exige a apresentação de documentos, e não é diferente para o processo de locação de imóveis. A lista de documentos solicitados podem variar de acordo com a imobiliária e também de acordo com a modalidade de garantia locatícia escolhida. Por exemplo, se você aluga com fiador, a documentação será enorme, ou se você optar por utilizar a garantia por cartão de crédito, a documentação solicitada diminui consideravelmente.

Os documentos são essenciais para confirmar as suas informações que irão constar no contrato de locação e para a análise de crédito de quem pretende alugar a propriedade. Vale lembrar que a documentação do imóvel também precisa ser examinada. Confira, a seguir, quais são os principais documentos solicitados ao inquilino:

  • CPF;
  • RG;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a entender de forma mais clara em quais informações você deve prestar atenção ao alugar um imóvel. Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber mais conteúdos como esse.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Palhoça para universitários: conheça os melhores bairros da cidade
27 fev
Conteúdos

Palhoça para universitários: conheça os melhores bairros da cidade

Palhoça, vizinha de Florianópolis, é a décima cidade mais populosa de Santa Catarina, com 164.926 habitantes, segundo o IBGE (2017). […]

leia mais
Pedra Branca: 6 motivos para morar no bairro queridinho de Palhoça
31 jan
Bem-estar Conteúdos

Pedra Branca: 6 motivos para morar no bairro queridinho de Palhoça

Localizado a 15 quilômetros do Centro de Florianópolis, o município de Palhoça está entre as cidades que mais crescem no […]

leia mais