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Manual do Locatário | Imobiliária IBAGY | Santa Catarina – SC

Bem-vindo a Ibagy Imóveis!

Desde 1970 no mercado de imóveis da Grande Florianópolis, a Ibagy é uma empresa certificada pela ISO 9001 em Locação. Dispomos de cinco agências para sua comodidade, duas na Ilha e outras três no Continente. Estamos sempre dispostos a atendê-lo com agilidade, qualidade e credibilidade. Tudo isso e muito MAIS é o que colocamos à sua disposição! A partir de agora, você irá descobrir como é fácil alugar um imóvel com a Ibagy de forma segura e sem preocupação! Com este Manual, esperamos esclarecer as suas principais dúvidas, sendo você já nosso cliente locatário, ou ainda procurando conosco um imóvel para alugar.

 

O QUE FAZER PARA ALUGAR UM IMÓVEL

Após encontrar o imóvel pretendido em nossa ampla carteira de imóveis você deverá preencher o cadastro com seus dados pessoais, e apresentar uma das modalidades de garantia locatícia disponibilizadas pela Ibagy.

  • Para preencher a ficha cadastral pessoa física CLIQUE AQUI, para a ficha cadastral pessoa jurídica CLIQUE AQUI.
  • Documentos Necessários para alugar um imóvel CLIQUE AQUI

 

MODALIDADES DE GARANTIA

A Ibagy aceita várias modalidades de garantia para que você possa alugar um imóvel:

  • Fiador

Modalidade de garantia mais comum em que o fiador apresenta um bem imóvel em seu nome sem qualquer ônus judicial ou extrajudicial comprovado através de uma Certidão Atualizada junto ao Registro de Imóveis. Apresentação de 02 fiadores, para maiores esclarecimentos, conte com a nossa equipe de locação!

Para preencher a ficha cadastral fiador pessoa física CLIQUE AQUI, para a ficha cadastral fiador pessoa jurídica CLIQUE AQUI.

Documentos Necessários para o fiador CLIQUE AQUI

  • Seguro Fiança

O seguro Fiança locatícia garante o pagamento dos aluguéis, encargos da locação, despesas judiciais e oferece serviço de reparos emergenciais ao imóvel 24hs. Encaminhando toda a documentação solicitada por nosso atendente de locação, os mesmos serão remetidos à nossa corretora credenciada Totumseg para cálculo e aprovação junto à seguradora.

  • Carta Fiança

É a modalidade de garantia em que uma pessoa se responsabiliza, solidariamente, pelo pagamento do aluguel e encargos em caso de inadimplemento. O pretendente da locação poderá apresentar a carta fiança da empresa em que trabalha ou de um agente financeiro.

  • Título de Capitalização

O locatário cauciona o valor determinado e acordado junto à imobiliária, sem burocracias. Ao final do período de permanência no imóvel, o locatário poderá resgatar desde que este seja superior a 12 (doze) meses ou resgatar com antecedência mediante a um deságio do valor caucionado desde que não haja débitos pendentes. Ainda concorre, todo mês, a um sorteio pela Loteria Federal correspondente ao valor do título, nos termos das condições constantes do Título de Capitalização.

  • Cessão Fiduciária

O locatário cauciona um valor determinado, aproximadamente, 12 (doze) meses de aluguel e encargos na locação que, ao final do período de permanência no imóvel, o locatário poderá resgatar o valor acrescido do rendimento financeiro do período da aplicação.

  • Caução Hipotecária

O locatário deverá apresentar um imóvel em garantia locatícia que possua um valor de mercado igual ou superior a 15 (quinze) vezes correspondente ao valor mensal de aluguel e encargos conforme o imóvel a ser locado.

  • Fale com um de nossos atendentes! Ele auxiliará a encontrar a modalidade que melhor se adéqua a você.

 

PRAZO DE CONTRATO

Imóveis Residências – Nossos contratos são de 12 ou 30 meses, dependendo da autorização que nos foi assinada pelo locador do imóvel escolhido em locação. Imóveis não residenciais /Comercial – Contratos de 36 meses, salvo casos excepcionais em que poderá variar tal prazo.

 

REAJUSTES

O aluguel é reajustado anualmente pelo índice estipulado em contrato de locação ou ainda por outro índice que for determinado por Lei.

 

ALUGUEL E ENCARGOS

Os encargos da locação são: Impostos e taxas, IPTU, SPU, condomínio, gás, água/esgoto, luz e seguro contra incêndio.

PAGAMENTO DO ALUGUEL E ENCARGOS O aluguel e os encargos contratuais deverão ser pagos através de boleto bancário até a data do vencimento conforme pactuado no contrato. Caso você não receber o boleto, basta acessar o site www.ibagy.com.br e imprimir a 2ª via ou comparecer na administradora para retirá-lo.

  • Lembre-se, este procedimento evitará o atraso no pagamento e a incidência de penalidades.

 

CONDOMÍNIO

Verifique no seu prédio, com o síndico ou zelador, e confirme como deverão ser pagas as despesas relacionadas ao condomínio, bem como os horários de entrada e saída de mudanças. Procure se inteirar do regimento interno e efetue mensalmente o pagamento do referido encargo.

 

  • RATEIO: Esta despesa deve ser verificada junto a Ata da Assembleia de Condomínio, que a instituiu, pois dependendo da natureza da despesa, tanto poderá ser de responsabilidade do locador quanto sua, locatário. Quando o rateio se referir a despesas ordinárias, caberá a você locatário o pagamento das mesmas. Quando se tratar de despesas extraordinárias, você terá direito a ser reembolsado após o pagamento integral do boleto, você poderá mensalmente solicitar o ressarcimento.
  • FUNDO DE RESERVA: Esta despesa em regra geral compete ao proprietário do imóvel, salvo utilizado para pagamento de despesas ordinárias. Havendo lançamento de rateio e fundo de reserva em sua taxa de condomínio, proceda da seguinte forma após o pagamento: – Remeta-nos, mensalmente, o boleto pago para que possamos fazer o ressarcimento dos valores.

 

Você pode enviá-lo:

  • – através do nosso site www.ibagy.com.br;
  • – e-mail do setor responsável: condomínio@ibagy.com.br
  • – fax através do nosso telefone (48) 3381-5000.
  • – No caso de RATEIO, apresente a Ata da Assembleia Condominial que instituiu.
  • – Encaminhe até o dia 15 de cada mês para que seja apurado a quem compete o pagamento do referido rateio.

 

  • Importante: Não acumule meses de Rateio e Fundo de Reserva, caso ocorra o acúmulo, os reembolsos serão parcelados conforme o número de meses acumulados, sem correção.
  • Agendamentos não são considerados comprovantes de quitação.

Obs.: Para qualquer forma de envio, identifique o nome completo e o código do locatário que se encontra no boleto de aluguel. São consideradas despesas ordinárias de condomínio aquelas necessárias à sua administração e conservação, dentre as quais se destacam as seguintes: – Os salários e encargos trabalhistas, previdenciários e sociais dos empregados do condomínio; o consumo de água e esgoto, gás, força e luz das áreas de uso comum; a limpeza, manutenção, conservação e pintura dos elevadores, porteiro eletrônico, antenas coletivas e das demais instalações e dependências de uso comum, bem como as de lazer e esporte, ou dos empregados. – Os pequenos reparos nas dependências e áreas comuns, bem como a manutenção elétrica e hidráulica, que serão rateados proporcionalmente entre os Locatários, como despesa ordinária, e ainda o rateio de saldo devedor, quando houver, salvo aqueles referentes a períodos anteriores à locação. – Finalmente, deverá ser incluída nas despesas ordinárias a reposição do fundo de reserva, total ou parcialmente utilizado no custeio ou complementação das despesas tidas como ordinárias, salvo se referentes a período anterior ao da locação.

 

IMPOSTO DE RENDA – IRRF: Quando o locatário for pessoa jurídica, o locador pessoa física e caso o valor do aluguel ultrapasse o limite de isenção de imposto de renda na fonte, automaticamente o boleto indicará o valor do IRRF, que será creditado no boleto de aluguel e deverá ser recolhido pela empresa locatária através da guia DARF. Obs.: Não esqueça que o valor do aluguel deverá ser informado anualmente a Receita Federal através da DIRF.

  • Lembre-se: O não pagamento do imposto de renda retido na fonte constitui apropriação indébita de erário público, sujeitando-se as penalidades cabíveis e a representação fiscal para fins penais por crime tributário.

 

VISTORIA DE ENTRADA

Após a entrega das chaves do imóvel você terá um prazo de 48 horas para relatar qualquer divergência referente a vistoria de entrada.

  • Recomendamos, para sua segurança, a troca dos segredos das chaves do imóvel, sendo esta troca de sua responsabilidade.
  • Caso for morar em prédio, verifique com antecedência junto ao síndico ou administradora de condomínio os horários para mudança.

 

RESCISÃO CONTRATUAL

Comunicar a imobiliária por escrito à intenção de desocupar o imóvel locado com no mínimo 30 dias de antecedência.

  • Lembramos: o aviso de desocupação contará a partir da data de recebimento da mesma.

Você pode enviar o aviso:

Rotina para a Desocupação do Imóvel Siga as instruções necessárias para a devolução do imóvel à administradora.

Acesse o link abaixo: ————————————– • Agendamento Vistoria de Desocupação Você deverá agendar com 5 dias de antecedência para realizar a vistoria de desocupação. Este agendamento poderá ocorrer através do site: www.ibagy.com.br, por e-mail: desocupa@ibagy.com.br ou, se preferir, no fone (48) 3381-5000 – Setor de Desocupação. Nota: Desocupe o imóvel deixando-o totalmente livre. A imobiliária não se responsabiliza por qualquer objeto do locatário que não tenha sido retirado até e após a entregada das chaves.

  • Fique atento – Para a concretização da Rescisão Contratual o locatário deverá apresentar a quitação de todos os encargos assumidos contratualmente; ou conforme instruções da Rotina de Desocupação que você recebeu no momento da formalização do aviso.

Danos no imóvel registrados na Vistoria de Desocupação Havendo danos no imóvel comparados a Vistoria de Entrada, estes deverão ser imediatamente reparados pelo locatário ou se preferir, contrate os serviços da nossa equipe de Manutenção para efetuar a pintura e os reparos que se fizerem necessários a devolução do imóvel. Consulte-nos e verifique as vantagens!

  • Lembramos que o aluguel e os encargos serão devidos calculados até a efetiva entrega das chaves.

Esperamos que esse Manual tenha esclarecido algumas dúvidas. Agradecemos por ter escolhido a Ibagy como a sua imobiliária e desejamos a você uma boa estadia no imóvel. Desde já nos colocamos à sua disposição para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários.