Agência Continente
(48) 3381.5000
Agência Centro
(48) 3216.1000
Agência Kobrasol
(48) 3952.3000
Agência Palhoça
(48) 3341.8800
Agência Trindade
(48) 3091.8800
WhatsApp Locação
(48) 8405.2720
Agência Continente
(48) 3381.5000
Agência Centro
(48) 3216.1000
Agência Kobrasol
(48) 3952.3000
Agência Palhoça
(48) 3341.8800
Agência Trindade
(48) 3091.8800
WhatsApp Locação
(48) 8405.2720

Desocupação do imóvel

ROTINA PARA DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL

Para sua comodidade e segurança, seguem as instruções necessárias para a devolução do imóvel à administradora.

AVISO DE DESOCUPAÇÃO

1 – Atendendo a dispositivo contratual e legal (Art. 6º da lei 8.245/91), o inquilino deverá comunicar à imobiliária com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, informando o motivo da desocupação do imóvel, sob pena de multa correspondente a 01(um) mês de aluguel e encargos vigentes (válida para contratos que estão vigorando por prazo indeterminado. Caso o seu contrato ainda não tenha vencido, a multa pela rescisão antecipada será proporcional ao período de cumprimento do contrato, na forma do Art. 4° da lei 8.245/91).

2 – Formas de comunicar a imobiliária:
Por escrito, através do e-mail desocupacao@ibagy.com.br, presencialmente ou através do formulário ao final da página.

 VISTORIA

3 – Desocupar o imóvel, deixando-o totalmente livre de objetos e de prestadores de serviços.

A imobiliária não se responsabiliza por qualquer objeto do inquilino que não tenha sido retirado até e após a entrega das chaves. Observar no regimento interno do condomínio o horário para realização da mudança e outras normas condominiais, evitando assim a cobrança de multas estabelecidas pelo regimento interno.

4 – Agendar com 05 (cinco) dias úteis de antecedência através de ligação telefônica a data pretendida e o período para realização da “Vistoria de Desocupação” conforme abaixo:

  • Imóveis locados na Região Continental:

          Setor de Desocupação na Agência Continente, sito na Rua Santos Saraiva, 1083, Bairro Estreito – Fone 3381-5000

  • Imóveis locados na Região da Ilha:

          Setor de Desocupação na Agência Centro, sito na Rua Rio Branco, 405, Bairro Centro – Fone: 3216-1000

5 – Efetuada a vistoria de desocupação e não estando em conformidade com os termos da vistoria de entrada, respeitando o prazo estipulado no item 4, deverá o inquilino realizar novo agendamento para conferência. A partir da terceira vistoria, será cobrado do inquilino um valor por vistoria para fazer frente às despesas administrativas (transporte e funcionário). Valor sob consulta no setor de desocupação.

ENTREGA DAS CHAVES

6 – Apresentar ao Setor de Desocupação as 03 (três) últimas faturas quitadas de energia elétrica, água/esgoto e condomínio. Entregar as chaves do imóvel, as chaves da caixa de correspondência, controle remoto e o cartão do carrinho de supermercado no momento da desocupação do imóvel. Caso a cobrança do gás seja separada do boleto do condomínio, apresentar os 03 (três) últimos boletos quitados, juntamente com a certidão negativa de débito e protocolo de desligamento (lacre).

Apresentar declaração de quitação de débitos assinada pela administradora ou síndico(a), em se tratando de imóvel em condomínio. A declaração de quitação não substitui a apresentação dos boletos de condomínio.

Sempre que o imóvel dispor de aquecedor a gás ou ar-condicionado, realizar a manutenção e apresentar os termos de garantia, juntamente com a NF da prestadora de serviços.

Lembramos que a entrega das chaves deverá ser realizada conforme abaixo:

  • Imóveis locados na Região Continental:

         Setor de Desocupação na Agência Continente, sito na Rua Santos Saraiva, 1083, Bairro Estreito – Florianópolis – SC, de segunda a sexta-feira, até as 17 horas – Fone: 3381-5000

  • Imóveis locados na Região da Ilha:

         Setor de Desocupação na Agência Centro, sito na Rua Rio Branco, 405, Bairro Centro – Florianópolis – SC, de segunda a sexta-feira, até as 17 horas – Fone: 3216-1000

7 – Na hipótese de haver lançamento no recibo de aluguel de IRRF, o inquilino deverá apresentar as guias DARF recolhidas durante todo o período da locação, bem como a DIRF.

DANOS

8 – Havendo danos no imóvel, comparados à Vistoria de Entrada, esses deverão de imediato ser corrigidos pelo inquilino, lembrando que o aluguel e os encargos são devidos até a entrega das chaves. Assim, após a efetiva restauração, deverá ser promovido novo agendamento de vistoria ou, ainda, caso não sejam realizados os reparos, indenizados ao locador os danos,

Cabe destacar que, na hipótese de o inquilino optar por indenizar ao proprietário os danos, ficará responsável também pelo pagamento dos dias de aluguel e encargos necessários para a realização das obras.

Atenção: Se forem instaladas grades de proteção nas aberturas do imóvel, o ônus da retirada e restauro das paredes e aberturas eventualmente danificadas será de responsabilidade do inquilino.

 PINTURA E REPAROS

9 – É responsabilidade do inquilino devolver o imóvel nas mesmas condições relatadas na vistoria de entrada. Nossa empresa conta com uma equipe de manutenção que realiza serviços de pintura e reparos. Caso não disponha de mão de obra para realizar esses serviços, consulte-nos e verifique a disponibilidade.

Lembramos que o aluguel e os encargos são devidos até a efetiva entrega das chaves do imóvel.

10 – Em caso de imóvel que possua senhas de acesso na portaria ou garagens, o inquilino deverá fornecê-las no ato da desocupação do imóvel para o posterior acesso das equipes de reparos e pretensos inquilinos.

11 – Estas instruções têm por objetivo assegurar um término harmonioso da relação mantida entre você e o locador através desta administradora, razão pela qual solicitamos sua compreensão e presteza em apresentar os documentos solicitados e seguir as orientações.

Com relação a água e energia elétrica, o Setor da Desocupação fará a instrução ao inquilino no momento da desocupação do imóvel.

Agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho e aproveitamos a oportunidade para disponibilizar a você nossa carteira de imóveis para futuras locações.

FORMULÁRIO AVISO DA DESOCUPAÇÃO