Agência Continente
(48) 3381.5000
Agência Centro
(48) 3216.1000
Agência Kobrasol
(48) 3952.3000
Agência Palhoça
(48) 3341.8800
Agência Trindade
(48) 3091.8800
WhatsApp Locação
(48) 8405.2720
Agência Continente
(48) 3381.5000
Agência Centro
(48) 3216.1000
Agência Kobrasol
(48) 3952.3000
Agência Palhoça
(48) 3341.8800
Agência Trindade
(48) 3091.8800
WhatsApp Locação
(48) 8405.2720
Imobiliária em Florianópolis

Home Office: unindo o útil ao agradável

Quem quer começar a trabalhar em casa não pode esquecer de ficar de olho nos prós e contras que o home office pode apresentar. Flexibilidade de horário, qualidade de vida e liberdade de comportamento são alguns fatores positivos que se pode ter ao optar pelo método home office. O que pouco é tratado são as funcionalidades do ambiente com relação à produtividade. O rendimento do fluxo de trabalho está diretamente ligado ao ambiente em que você se encontra.

Segundo especialistas, o ideal é tirar de perto tudo aquilo que possa tirar o foco das tarefas profissionais e separar rotinas domésticas das profissionais. Além de ser fundamental se atentar à algumas comodidades excessivas. Confira algumas dicas nossas para obter um ambiente ideal.

Home Office não é estar livre.

Essa é a primeira coisa que deve estar na cabeça de quem quer ter um ambiente em casa para trabalhar. Muitos familiares, amigos e conhecidos não entendem o fato de que a pessoa que trabalha em home office realmente trabalha. Parece óbvio, mas não é. Por isso é fundamental deixar claro para as partes envolvidas que os horários de trabalho permanecem os mesmos, e que estar dentro de casa ao invés de estar no escritório é diferente de estar disponível para resolver assuntos gerais. Para casos pontuais pode-se usar o horário de almoço, por exemplo.

Procure uma decoração que mais se adapte ao seu estilo.

Existem várias referências de decorações para home offices que podem ser encontradas facilmente no Instagram, Pinterest, Blogs, revistas de decorações e etc. Se atente a cores de paredes e móveis, algumas cores estimulam a falta de concentração e produtividade, são os casos das cores fechadas e quentes. Já quando o assunto são os móveis, o cuidado é imprescindível com relação a curvas, cadeiras muitos descoladas, por exemplo, podem causar sérios problemas de coluna. O local deve ter uma iluminação natural eficiente somada a luz artificial estratégica. Se atente a ergonomia do ambiente, teste cores, pesquise e preze pelo equilíbrio.

Crie um horário e espaço de descanso distinto do Home Office. 

Para quem trabalha muito tempo sem uma parada é imprescindível dar uma pausa. O trabalho contínuo pode causar danos físicos, além de gerar uma má qualidade do fluxo de trabalho, por tanto tenha um ambiente onde se possa descansar por alguns momentos e descansar a mente. Puffs, sofás, redes na varanda ou perto de alguma janela são ótimas pedidas. Algumas pesquisas indicam que ter um descanso de 30 min na rotina de trabalho pode aumentar em 40% sua produtividade.

Mantenha tudo o que você precisa perto de você. 

Trabalhar em casa é um prato cheio para se conectar ainda mais com a rotina doméstica. O ambiente pode proporcionar distrações a todo momento, como TV, telefone, criança, cachorro e assim por diante. Imagina se a cada vez que você precisar de um material dar uma pausa para brincar com o seu cachorro de estimação que te pede atenção? Evite tentações.

Crie rituais de trabalho.

Determine o início e o término do seu expediente. Trabalhar em casa pode gerar a falsa ilusão de flexibilidade, mas as vezes o expediente se torna maior do que dentro de um escritório empresarial.

Não desenvolva o hábito de trabalhar com pijamas ou roupa confortável demais.

Apesar do home office não exigir terno e gravata, a forma como você se veste pode impactar diretamente no seu comprometimento com o trabalho. Ficar informal demais pode fazer a pessoa perder o foco e se deixar levar pela liberdade que tal vestimenta causa. Uma roupa e postura mais “ séria” é o mais recomendado.

Planeje sua alimentação. 

Parece besteira, mas esse detalhe sutil faz toda a diferença. No escritório geralmente existe opções de restaurante na hora do almoço com tempo pré-definido, em casa as opções também são inúmeras, a única diferença é o controle de tempo e produção da comida. Ou seja, planejamento otimiza o tempo gasto e também a qualidade do que será ingerido.

 

Este conteúdo foi desenvolvido pela Lello, parceira da Ibagy. A Lello é uma administradora de condomínios de São Paulo.
Conheça mais em: www.lellocondominios.com.br 

Imobiliária Ibagy
Imobiliária Ibagy
Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!