Ao colocar a casa ou o apartamento para arrendar, a maioria das pessoas planeja a divulgação do lugar com anúncios totalmente focados nos detalhes técnicos da moradia. Com isso, esquecem uma questão muito importante: a qualidade das fotos para alugar imóvel!

Afinal, são as imagens o primeiro aspecto a, de fato, despertar a atenção de potenciais locatários e, consequentemente, a aguçar a curiosidade deles em saber mais a respeito da residência. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de ações para você colocar em prática no local, pois elas vão ajudá-lo a ter fotografias que valorizam e destacam os aspectos positivos dele. Confira!

Fique atento à iluminação

Para começar, vamos falar da iluminação? Esse é um ponto-chave para que qualquer foto de ambiente possa transmitir, de forma clara, as características do recinto (como possíveis conjugações com outros cômodos ou acesso a áreas específicas), as proporções do espaço e, é claro, a mobília que está presente no local.

Por isso, é fundamental fazer as imagens de manhã e/ou à tarde para aproveitar a luz natural e, dessa forma, mostrar o nível de luminosidade do imóvel ao longo do dia. Porém, caso sinta que é necessário, não deixe de potencializar a iluminação com luz artificial por meio da instalação de lâmpadas de LED ou do uso de abajures e luminárias.

Pinte as paredes do imóvel

Outra dica útil para ter boas fotos para alugar imóvel é pintar as superfícies verticais dele. A razão disso é simples: cômodos que têm as paredes com o revestimento desgastado (cores amareladas, manchas, pintura descascando etc.) ou com tons muito escuros contribuem para criar um clima de descuido com o próprio lar — sem mencionar que causam uma forte sensação de abafamento.

“Certo, eu entendi. Mas qual tonalidade utilizar para melhorar os ambientes e deixá-los mais convidativos?”, você deve estar se perguntando. Para não haver erros, saiba que pode sempre apostar no bom e tradicional branco — visto que, além de ser neutra, é uma cor que transmite limpeza, não absorve calor e ainda ajuda a maximizar a iluminação.

Organize e decore os cômodos

Jamais fotografe os recintos desarrumados e sem um estilo de décor bem definido. Esse descuido pode acabar tornando o espaço visualmente menor e pouco aproveitado — o que, certamente, só vai diminuir o interesse dos outros na sua residência.

Portanto, organize cada área antecipadamente e retire o excesso de móveis e objetos decorativos que não desempenham nenhuma função e só estão, literalmente, abarrotando os espaços. Uma decoração minimalista, por exemplo, é uma ótima pedida para as imagens do seu anúncio, já que deixa a casa, ou o apartamento, mais funcional, otimizada e aconchegante — sem comentar que ela é bem simples de colocar em prática!

Realize reparos e consertos necessários

Por fim, faça uma pequena vistoria no imóvel e veja se é necessário realizar algum reparo ou conserto para que as imagens não mostrem problemas que acabem o depreciando e dificultando o processo de arrendamento.

Confira, por exemplo, se há alguma porta danificada, interruptor em falta, revestimento quebrado (azulejos, porcelanatos, ladrilhos hidráulicos, cerâmicas etc.), vazamento nas paredes, forro com rachadura e por aí vai. Dependendo do que for necessário, você mesmo pode realizar o procedimento sem ajuda de terceiros ou profissionais.

Seguindo nossas dicas sobre fotos para alugar imóvel, vai ser muito mais fácil valorizar o seu e, consequentemente, aumentar a busca de pessoas interessadas em um local de qualidade e valor para morar. Portanto, não deixe de colocar todas elas em prática!

E se você está à procura de uma imobiliária para anunciar sua residência, não perca tempo e entre já em contato conosco!