Para quem vai alugar um apartamento, o desafio sempre aparece: o que analisar antes de fechar o negócio?

Depois de pesquisar localização, conhecer a vizinhança e o acesso aos meios de transporte, vêm as partes mais minuciosas. Uma delas é avaliar o sistema hidráulico do imóvel. O item parece algo simples, mas, se não estiver em bom estado, pode dar muita dor de cabeça.

Mas como saber se o encanamento está em bom estado? De que forma você, como pessoa não especializada no assunto, pode descobrir se os ralos estão entupidos? E como avaliar se os registros de água estão conectados corretamente com as respectivas saídas?

Além dos habituais pontos a serem considerados na hora de alugar um imóvel, essas são perguntas importantes que não podem ficar sem resposta. Então, continue a leitura e veja as dicas imperdíveis que separamos para ajudar você nessa tarefa!

Abra as torneiras e teste os ralos

Isso mesmo, abra todas as torneiras. Depois disso feito, observe a cor da água que sai. Caso esteja clara, ok. Água límpida é sinal de canos novos, sem ferrugem ou detritos.

Aproveite para ver se os ralos das pias estão escoando adequadamente a água. Um teste simples é: feche o registro. Coloque um copo cheio de água no bico de uma torneira. Abra a torneira. Se a quantidade de água do copo diminuir, é sinal de que há um cano furado entre a torneira e o hidrômetro.

Teste as descargas

Além de puxar a descarga para ver se está tudo bem no funcionamento dela, outro teste eficiente é jogar o equivalente à quantidade de uma colher de sopa de pó de café dentro do vaso sanitário. Se o material ficar inteiro, está tudo bem. Mas, caso ele seja cortado por filetes de água, significa que existe vazamento.

Observe as paredes

Internas

Olhe atentamente as paredes e o teto de cada cômodo. Observe se existe mofo, saliências, bolhas e paredes estufadas ou molhadas. Se sim, é sinal de infiltração e, logo, de problemas hidráulicos.

Também tenha atenção ao local no qual a caixa d’água está localizada, se há vazamento de qualquer natureza. Esteja atento a esses detalhes, pois eles podem definir a saúde do seu bolso ao fechar o negócio.

Externas

Muitas pessoas esquecem de analisar as paredes externas. Definitivamente, elas são muito importantes. Paredes desniveladas podem ser sinal de desníveis no piso, o que ocasiona poças d’água e, consequentemente, vazamentos e infiltrações.

Para testar, basta rolar uma bola rente ao chão e observar se ela se movimenta ou continua parada.

Feche os registros para avaliar o sistema hidráulico

Uma outra precaução para não cair no erro de alugar um apartamento com problema nos encanamentos é testar os registros para ver se funcionam. Feche o registro e libere o fluxo da água de uma torneira.

Neste caso, o teste é para analisar se a água escorre até parar completamente e ter certeza de que o encanamento está funcionando corretamente.

Avaliar os detalhes é crucial para fechar a compra ou aluguel de um imóvel. Mesmo os pequenos vazamentos geram consumo e desperdício de água muito grandes e dão uma boa diferença na conta no fim do mês. Portanto, é imprescindível estar atento à conservação do imóvel.

Gostou das nossas dicas para auxiliar na hora de avaliar o sistema hidráulico de um imóvel? Aproveite para nos seguir no FacebookInstagram e Twitter e ficar por dentro de outras novidades.