sistema hidráulico
Imobiliária Ibagy

Sistema hidráulico: como avaliar antes de alugar um imóvel?

 

Ao procurar por um novo lugar para morar, é fundamental avaliar diversos aspectos do imóvel para tomar a decisão final. Um dos pontos mais importantes e que merece uma atenção especial é o sistema hidráulico, que garante o fornecimento adequado de água no imóvel. 

 

Problemas nessa área podem levar a vazamentos, infiltrações, falta de pressão da água e outros inconvenientes que afetam diretamente o conforto e a qualidade de vida dos moradores. Ou seja: ignorar esses problemas pode resultar em dores de cabeça no futuro. 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Neste artigo, separamos algumas dicas para você avaliar de forma correta esse aspecto durante suas visitas em imóveis.

 

1 – Faça uma inspeção visual

 

Antes de alugar um imóvel, faça uma inspeção visual detalhada do sistema hidráulico. Verifique se há sinais óbvios de vazamentos, como manchas de água nas paredes, no teto ou no chão. Preste atenção também em qualquer sinal de mofo, pois isso pode indicar problemas de umidade relacionados ao sistema hidráulico.

 

 

2 – Teste torneiras, chuveiros e registros

 

Abra todas as torneiras do imóvel e observe a cor da água que sai: se for límpida, é sinal de canos sem ferrugem ou detritos. Observe também a pressão da água em diferentes pontos do imóvel, pois uma pressão inadequada pode indicar obstruções ou problemas na tubulação. Faça o mesmo teste com os chuveiros.

 

Outra precaução para não cair no erro de alugar um apartamento com problema no sistema hidráulico é testar os registros. Para isso, feche o registro e libere o fluxo da água de uma torneira. Verifique se a água escorre até parar completamente: isso significa que o sistema está funcionando corretamente.

 

3 – Teste as descargas

 

Outro item que precisa de testes são as descargas. Além de puxar a descarga para ver se está funcionando direito, outro teste eficiente é jogar o equivalente à quantidade de uma colher de sopa de pó de café dentro do vaso sanitário. Se o material ficar inteiro, está tudo bem. Mas, caso ele seja cortado por filetes de água, significa que existe vazamento.

 

 

4 – Verifique as tubulações

 

Uma análise minuciosa das tubulações é essencial. Isso inclui verificar se há corrosão visível, vazamentos nas juntas e se as tubulações estão devidamente isoladas para evitar danos causados por temperaturas extremas. Se possível, obtenha informações sobre a idade das tubulações, pois tubos mais antigos podem ter maior propensão a problemas.

 

Além disso, é fundamental verificar a presença de válvulas de corte de água. Essas válvulas são essenciais em casos de emergência, permitindo desligar o abastecimento de água para evitar danos mais graves em caso de vazamentos.

 

5 – Fique atento ao sistema de esgoto

O sistema de esgoto também é importante, pois problemas nessa área podem resultar em entupimentos desagradáveis e danos à estrutura do imóvel. Durante a inspeção, observe o tempo de escoamento da água nos ralos, e fique atento a odores desagradáveis que podem indicar problemas nesse sistema.

 

 

Como você viu, avaliar o sistema hidráulico corretamente antes de alugar um imóvel ajuda a evitar uma série de problemas. Portanto, fique atento ao estado de conservação ao realizar visitas em imóveis.

 

E, claro, contar com a ajuda de profissionais experientes na hora de alugar um imóvel também faz toda a diferença. A Ibagy conta com credibilidade no mercado imobiliário da Grande Florianópolis desde 1970 e, aqui, você conta com a ajuda de consultores de locação especializados e profissionais de manutenção que podem auxiliar você em cada etapa.

Quer alugar um imóvel com mais tranquilidade e segurança? Clique aqui e alugue com a Ibagy.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!