Imobiliária Ibagy

Se chegou a hora de encontrar o local perfeito para instalação do seu negócio, você não quer correr o risco de fazer uma má escolha e colocar tudo a perder, não é mesmo? Por isso, é preciso levar em consideração alguns fatores nesse momento importante.

Muitos recorrem ao serviço de um perito para avaliar o mercado regional e o projeto de engenharia do imóvel. Ele será capaz de apontar as qualidades e defeitos mais sutis e montar um laudo com a precificação mais adequada.

Por outro lado, você mesmo pode obter boas escolhas se conseguir se desfazer do romantismo que envolve a situação! Veja como este post pode ajudá-lo a fazer uma boa avaliação de imóveis comerciais.

Avalie as necessidades básicas do seu negócio

Antes de procurar, é preciso ter em mente o que se busca. Não raro são necessárias adaptações na infraestrutura do local escolhido como forma de melhorar as condições da negociação, por exemplo. No entanto, veja essas adequações como exceções e não como regras.

Em alguns casos, não vale a pena negociar um custo de locação abaixo do mercado e precisar realizar grandes reformas no imóvel para adaptá-lo às suas necessidades. Lembre-se de que, neste momento, existem outros fatores de investimento como mobília e decoração.

Veja o que considerar na avaliação de imóveis comerciais

Há alguns fatores a serem levados em conta na hora da avaliação. Veja a seguir quais são eles.

Infraestrutura

Verifique todas as condições que o local oferece: se é novo ou foi reformado depois da última locação, se tem redes bem instaladas de água, de luz e de esgoto, se foi construído com materiais de boa procedência, se é seguro e se tem adaptações estruturais para idosos e pessoas com deficiência.

Compare imóveis com infraestrutura semelhante no mesmo bairro para detectar um possível superfaturamento no valor e, assim, aumentar seu poder de negociação.

Demanda

Se seu objetivo é abrir uma loja, a primeira exigência é que o imóvel esteja situado em locais de grande circulação de pessoas. Transporte público, presença de outros comércios e facilidade de estacionamento valorizam o ponto.

Caso a demanda seja por uma sala comercial ou escritório cuja atividade será uma prestação de serviço, talvez o local necessite uma metragem menor do que no caso anterior. Mas, por outro lado, precise de internet de alta qualidade.

Importante é se certificar de que seu potencial cliente se encontra na região avaliada. Se um local for mais caro, mas apresentar melhores resultados em potencial, a diferença vale a pena.

Localização

Quanto mais próximo de cidades e centros urbanos, mais alto será o valor de locação do imóvel. Compare os valores das regiões centrais com os das um pouco mais periféricas, caso encontre as mesmas características citadas acima em ambos.

Não tome como referência os valores para locações residenciais. O valor do metro quadrado comercial sempre será mais alto se comparado ao valor do metro quadrado residencial.

Crescimento potencial da região

Ter acesso a informações sobre investimentos futuros na região pode fazer você acertar em cheio na escolha. Se a perspectiva mercadológica atual fica aquém das suas expectativas, a implantação futura de uma rede de transporte público ou de um prédio comercial, por exemplo, pode alterar esse quadro.

Pesquise na prefeitura da cidade ou se informe com empresas de construção civil da região se existe algum projeto que beneficie seu negócio e qual o prazo de execução.

Você deve ter notado que a avaliação de imóveis comerciais exige o conhecimento de alguns truques. Também é preciso ter alguma experiência e um bom networking. Somente assim, com muita paciência e sem desânimo, você encontrará o lugar ideal para o seu negócio.

Se você busca imóveis comerciais na grande Florianópolis, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!