Sair da casa dos pais, ir trabalhar em outra cidade ou estudar em outro estado são algumas das situações que exigem que uma pessoa procure um imóvel para alugar. O problema é que nem sempre as pessoas têm conhecimento sobre a lista de documentos para a locação de imóveis que são exigidos pelas imobiliárias.

Esse desconhecimento pode gerar grandes dores de cabeça para uma pessoa que possui pressa em se mudar ou que não dispõe de tempo para conseguir a papelada necessária.

Como sempre, estar bem informado é a solução para esse mal-estar. Por isso, este artigo trará a lista dos documentos para locação sem os quais você não poderá se mudar. Vamos conhecê-los?

Documentos para a locação: locatário

Para o locatário são exigidos os seguintes documentos:

  • Cópia autenticada em cartório do RG e CPF do locatário e cônjuge;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda atualizado do locatário e de seu cônjuge.

OBS: Normalmente, a renda mínima exigida para alugar um imóvel precisa ser equivalente a três vezes o valor do aluguel mais encargos.

Modalidades de garantia

Modalidades de garantia são uma exigência comum entre as imobiliárias, por isso, as mais comuns são:

Fiador

O fiador deverá preencher uma ficha de cadastro, nesse documento será anexado os seguintes itens:

  • Cópia autenticada do RG e CPF do fiador e  cônjuge;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda na forma de holerite ou Imposto de Renda do fiador e seu cônjuge. Assim como no caso do locatário, a receita mínima deve ser equivalente a três vezes o valor do aluguel.
  • Cópia atualizada do registro de imóvel
  • Certidão atualizada de estado civil.

Seguro Fiança

Caso você não possua fiador uma opção disponível é o seguro fiança. Nesse caso, procure uma instituição financeira que ofereça o serviço. Normalmente, o valor desse seguro equivale ao valor de dois alugueis por ano.

Feito a contratação o locatário deverá apresentar os documentos referentes ao seguro fiança à imobiliária.

Carta Fiança

É um documento no qual uma pessoa ou empresa se responsabiliza pela quitação dos débitos referentes ao aluguel de um terceiro, de forma voluntária.

Título de capitalização

Se você tiver investido em títulos de capitalização poderá oferecê-los como garantia de pagamento, no lugar de apresentar um fiador.

Cessão Fiduciária

Um valor equivalente a 12 meses de alugueis, mais encargos, que será depositado como garantia. Poderá ser recuperado de forma integral caso não haja inadimplência.

Caução Hipotecária

Ainda na falta de um fiador o locatário poderá apresentar um imóvel que possua como garantia do pagamento.

A documentação referente à modalidade de pagamento deverá ser verificada com cuidado e antecedência, afinal, pode variar de acordo com a imobiliária e nem todas essas opções estão disponíveis a todos os candidatos a locatário.

Alugar um imóvel não precisa ser uma tarefa difícil, basta que você procure a ajuda de profissionais imobiliários experientes. Eles o ajudarão a encontrar uma casa que atenda às suas necessidades, além de te orientarem sobre toda a papelada.

Agora que você já sabe quais documentos para a locação de imóveis são exigidos antes de alugar uma casa ou apartamento não há razões para deixar tudo para a última hora, não é mesmo? Basta um pouco de planejamento.

Agora, que tal entender como funciona um seguro fiança? Como vimos neste artigo, existem muitas opções para aqueles que não possuem um fiador. Boa leitura!