O mercado imobiliário é um setor extremamente valorizado no Brasil e, por isso mesmo, as pessoas precisam pensar muito bem sobre as maneiras de investir nesse ramo. E, diante desse contexto, uma das dúvidas mais comuns que podem surgir é sobre o que é mais vantajoso: comprar ou alugar um imóvel?

O fato é que as duas alternativas possuem diversos benefícios interessantes, mas é inegável que também têm alguns contras. Quer aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir qual é a opção ideal para o seu perfil? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir:

Vantagens de comprar um imóvel

Potencial de valorização

Uma das grandes vantagens de comprar um imóvel é o seu potencial de valorização. O nosso mercado imobiliário é muito valorizado e, quando você adquire uma propriedade, é praticamente garantido que poderá vendê-la em alguns anos por um valor muito maior.

Mesmo que essa não seja a sua intenção primordial, é sempre bom saber que o seu capital está rendendo, sem que você precise ter nenhum trabalho. Regiões em crescimento ou bairro que estejam recebendo investimento são ainda mais vantajosos nesse aspecto.

Possibilidade de alterações

Outro benefício que costuma resolver a dúvida entre comprar ou alugar um imóvel é a possibilidade de fazer alterações. Quando você é o dono, fica muito mais simples fazer alguma mudança na planta e deixar a sua casa com a cara da sua família.

Você pode, por exemplo, derrubar paredes, fazer uma cozinha americana, ampliar o quintal ou até construir um mezanino, por exemplo. Se você fosse um mero locatário, qualquer reforma dependeria da aprovação prévia do senhorio.

Desvantagens de comprar um imóvel

Grande investimento inicial

Possivelmente, a maior desvantagem de comprar um imóvel é o grande investimento inicial. Os preços das propriedades costumam ser elevados no Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos.

Até para quem faz um financiamento com um banco, instituição financeira ou construtora, a entrada pode tornar o negócio inviável.

Menor mobilidade

Outro ponto negativo de adquirir uma propriedade é que você tem menos mobilidade. Ao se tornar dono de um imóvel, fica muito mais complicado mudar para outro bairro ou cidade. E isso pode ser necessário para quem não tem muita estabilidade de emprego, por exemplo.

Vantagens de alugar um imóvel

Menor comprometimento financeiro

A grande vantagem de alugar um imóvel é que a pessoa compromete uma quantia muito menor de dinheiro. A princípio, ela só precisa arcar com as parcelas da locação e a eventual garantia locatícia a ser negociada com o proprietário. Invariavelmente, essa quantia é muito menor do que o total de compra ou até mesmo as parcelas de um financiamento.

Liberdade de mudança

Quando você é um locatário, basta arcar com a multa prevista em contrato ou até mesmo negociar com o proprietário que você estará livre para se mudar para outro lugar. No caso de uma proposta de trabalho ou uma emergência, essa mobilidade pode ser muito bem-vinda.

Desvantagens de alugar um imóvel

Dependência do proprietário

Quem gosta de fazer alterações e adequar a sua casa para o seu estilo não deve ficar na dúvida entre comprar ou alugar um imóvel. Na locação, isso é muito mais difícil de ser feito, pois qualquer mudança depende da anuência do locador.

Além disso, o dinheiro que você gastar em obras ou reformas estará indo para uma unidade que não lhe pertence, ou seja, você não terá nenhum retorno perene para esse investimento.

Pagamento sem retorno

Por fim, alugar uma propriedade pode garantir que você more no lugar dos seus sonhos e viva com grande qualidade com a sua família. No entanto, o dinheiro pago mensalmente simplesmente se esvai. Você não estará investindo em algo que gerará patrimônio para você e sua família como seria no caso de um financiamento, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!