Investir na compra de um imóvel comercial é um passo importante na vida de qualquer empresário. Porém, é preciso avaliar se alugar uma sede não é mais vantajoso economicamente do que fixar endereço a longuíssimo prazo.

Isso porque inúmeros fatores podem influenciar negativamente na permanência do seu negócio em um espaço próprio e acabar provocando a necessidade de uma mudança de local.

Compro ou alugo?

Ser empresário no Brasil não é fácil — e não somos nós que afirmamos. Existem diversas pesquisas que mostram o quanto a burocracia atrapalha e contribui para a falência de muitas iniciativas com menos de dois anos de existência. Para não fazer parte dessa estatística fatídica, você precisa tomar decisões acertadas em relação ao seu negócio.

Uma delas é escolher entre aluguel ou comprada sua sede. Nem sempre eliminar a parcela do aluguel resolve os seus problemas. Então, entenda quando comprar um imóvel não é a melhor ideia e confira os benefícios de ficar no aluguel.

Mantenha seu negócio crescendo

Se nos últimos anos seu negócio vem crescendo, é sinal de que você está no caminho certo. Porém, se você investir alto em um imóvel próprio agora, o que fará quando precisar de novas máquinas, mais colaboradores, salas maiores para estoque, atendimento ao cliente, refeitório ou qualquer outro espaço?

Não duvide da sua capacidade de escalabilidade e tenha a expansão sempre em mente! Observe que, nesse momento, é melhor sediar sua empresa em um imóvel alugado para poder se adaptar às demandas que forem surgindo.

Tenha despesas reduzidas

Se você comprar um imóvel comercial que, a princípio, atende às necessidades do seu negócio, e depois tiver que se mudar, vai acabar deixando um alto investimento para trás.

Um imóvel parado fica obsoleto, e o pior: gera custos mensais. Mesmo que você consiga alugá-lo, vai demorar para compensar o dinheiro aplicado inicialmente na compra. E a depreciação pode desvalorizá-lo bastante em um mercado altamente competitivo. Dessa forma, por que comprar um bem caro, se a ideia é economizar?

Assuma responsabilidades menores

Cuidar de todos os detalhes de um negócio chega a ser extenuante. Quando você adquire um imóvel, tem que correr muito para deixar tudo em ordem diante dos órgãos fiscalizadores. Todas as taxas, impostos e liberações devem estar em dia.

Se você aluga um espaço que já foi adaptado para ser comercial, suas responsabilidades diminuem, afinal, o dono do imóvel é quem tem que deixar tudo prontinho somente para que o inquilino se instale. Além disso, problemas do dia a dia com esgoto, eletricidade, hidráulica ou manutenção predial são responsabilidades da imobiliária. Uma preocupação a menos para você.

Proteja sua empresa de crises

Sabemos o quanto a economia do nosso país tem ficado instável nos últimos anos. Prova disso foi a crise recente que gerou milhões de desempregados e fechou várias empresas. Quando você tem um imóvel alugado, pode fazer o seu planejamento financeiro adaptando os custos mensais.

Está ganhando muito dinheiro? Mantenha uma sala bem localizada, grande e confortável. A grana encurtou? Que tal mudar-se para algo mais modesto até a economia melhorar?

O pós-crise é um período de adaptações que requer flexibilidade e transformações, o que é bem mais prático para quem ocupa um espaço que não é seu. Além disso, você tem mais liberdade para negociar valores, afinal, é de interesse do proprietário manter o imóvel alugado.

Se você está pensando em alugar uma sede para o seu negócio, conte com as dicas incríveis da Ibagy Imóveis para escolher a localização ideal. Somos uma imobiliária com 47 anos de experiência e de atuação transparente, profissional e confiável.