Escolher uma boa imobiliária na hora de alugar um imóvel é essencial. Até porque é ela que vai acompanhar o locatário por todo o processo de locação e enquanto o aluguel durar. Sendo assim, essa é uma tarefa que requer certos cuidados.

Por exemplo, é inadmissível uma imobiliária que não seja prestativa e passe confiança ao locatário. Também não se deve confiar em uma empresa com histórico de obras inacabadas e certificação duvidosa.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça alguns elementos essenciais que você deve levar em conta na hora de escolher uma imobiliária. Confira!

Verifique se o atendimento é satisfatório

Uma imobiliária que tem atendentes impacientes ou que deixam você esperando por muito tempo não pode ser uma boa opção. Afinal, uma empresa deve pensar prioritariamente nas maneiras de dar um bom atendimento ao cliente.

Para avaliar isso, visite sem compromisso a imobiliária. Faça algumas perguntas aos atendentes e verifique se eles tratam você com presteza e educação. Se nesse momento já surgir algo estranho e incoerente, é melhor duvidar da capacidade dessa imobiliária de resolver eventuais problemas que aparecerem após o contrato de locação ser assinado. Pode ser que essa empresa não se preocupe realmente com a satisfação e bem-estar do cliente, o que faz você descartar a possibilidade de fechar o negócio.

Busque indicações e referências para escolher uma imobiliária

Uma imobiliária pode ter um escritório interessante, bem localizado na cidade e aparentemente fazer um bom atendimento. No entanto, esses aspectos podem camuflar alguma outra conduta ruim. Por exemplo, pode ser que você descubra depois que essa imobiliária tão elegante não entregava os apartamentos comprados na planta. Seria uma sensação horrível, não acha?

Para fugir disso, pesquise sempre a reputação da imobiliária. Procure locatários atuais e antigos para tentar saber se essa empresa tem cumprido suas obrigações. Também busque saber sobre o tempo de atuação no mercado e se seus projetos foram entregues com atraso, por exemplo.

Recorra também às redes sociais para verificar se existem alguns clientes insatisfeitos com a imobiliária. Muitas vezes, eles deixam comentários no perfil da empresa ou em sites de reclamação. Enfim, busque formas de saber sobre a reputação.

Observe se a imobiliária é certificada

Você sabia que as imobiliárias devem ser credenciadas? Esse é mais um ponto para você levar em consideração. Para que estejam aptas a exercerem suas atividades, as imobiliárias devem estar regularmente registradas no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

Entre em contato com o órgão do seu estado e verifique essa condição. Aproveite também e pergunte se a imobiliária tem algum histórico de conflito judicial ou se foi motivo de reclamação por parte de clientes.

Esses foram alguns aspectos importantes para escolher uma imobiliária. Além desses pontos, antes de fechar um negócio empresa procure conhecer as obrigações do locador e locatário. Assim, você tem menos chances de ser enganado pela imobiliária e saber onde recorrer caso algum direito seja omitido.

E aí, qual desses fatores você considera mais importante na hora de escolher uma imobiliária? Deixe seu comentário e conte para nós!