imóvel mobiliado
Imobiliária Ibagy

Uma dúvida muito comum ao procurar um imóvel para locação é se o melhor é escolher um imóvel mobiliado ou não. Não existe uma resposta certa para essa dúvida: tudo vai depender do seu objetivo e das suas necessidades no momento. 

 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Para ajudar você, separamos as principais vantagens e desvantagens de alugar um imóvel mobiliado. Avalie os pontos abaixo e você, com certeza, vai fazer a melhor escolha.

 

Vantagens de alugar um imóvel mobiliado

 

Economia

 

Em geral, alugar um imóvel mobiliado é mais econômico do que mobiliá-lo depois. Mesmo que o valor do aluguel de um imóvel vazio seja mais barato, se você for comprar toda a mobília necessária, seus gastos serão maiores.

 

Por isso, para quem tem pouca ou nenhuma mobília, alugar imóveis com móveis e eletrodomésticos inclusos representa uma grande economia. Além disso, os custos com a mudança também vão diminuir, pois, sem móveis, você pode transportar suas roupas e pequenos objetos em um automóvel comum.

 

Praticidade

 

Além da mudança facilitada que já citamos no item anterior, ao alugar um imóvel mobiliado você poderá se mudar assim que assinar o contrato. Como o local já está pronto para morar, não será necessário perder tempo escolhendo e comprando móveis e eletrodomésticos. 

 

Tempo curto de moradia

 

Alugar um apartamento mobiliado também é vantajoso para quem não pretende morar no local por muito tempo. Isso faz com que imóveis mobiliados sejam uma excelente opção para estudantes ou pessoas que precisam trabalhar em uma cidade por um período determinado, por exemplo.

 

Desvantagens de alugar um imóvel mobiliado

 

 

Se você já tem móveis, pode faltar espaço

 

Não é vantajoso alugar um imóvel mobiliado se você já possui móveis, pois pode faltar espaço para acomodar sua mobília junto aos móveis que já estão no local. Nesse caso, você terá que se preocupar com a venda dos seus itens ou, então, verificar com o proprietário se existe a possibilidade de retirar do imóvel os itens que você já possui, o que pode gerar dores de cabeça.

 

Estilo da decoração

 

Quando você aluga um imóvel mobiliado, é mais complicado deixar o local com a sua cara. Normalmente, os proprietários escolhem móveis e cores neutras quando decidem anunciar seus imóveis mobiliados, o que exigirá mais criatividade da sua parte se quiser deixá-lo com o seu estilo. Ao alugar um imóvel vazio, esse ponto se torna mais simples, pois você tem mais liberdade para decorar do seu jeito.

 

Mobília seminova

 

Além da questão do estilo, pode ser que o imóvel possua mobília seminova, ou seja, que já foi utilizada por outros inquilinos antes. Nesse caso, é importante verificar as condições dos móveis no momento da visita e, principalmente, na hora da vistoria, se você decidir fechar o contrato. Assim, você evita problemas ao desocupar o imóvel.

 

Mais responsabilidade

 

O ponto citado no item anterior também influencia neste: ao assinar um contrato de aluguel, você assume o compromisso de devolvê-lo nas mesmas condições em que recebeu. Assim, quando você aluga um imóvel mobiliado, também terá a responsabilidade de conservar a mobília. Caso algum móvel ou eletrodoméstico quebre, a responsabilidade pelo conserto ou substituição do item é do inquilino. 

 

Aluguel mais alto

 

Um imóvel vazio, normalmente, tem valores mais baixos do que um imóvel mobiliado, já que o valor da mobília vem embutido no preço do aluguel. Se os móveis forem novos, o valor pode ficar ainda maior. Porém, aqui, vale considerar o que pesa mais para você: o valor do aluguel ou os gastos com móveis, como falamos na primeira vantagem dos imóveis mobiliados.

 

Conseguiu analisar qual opção é a mais vantajosa para você com base nesses pontos que citamos? Como você viu, escolher entre um imóvel mobiliado ou não depende do seu perfil e das suas necessidades no momento.

 

Seja qual for a sua escolha, conte com a Ibagy na hora de alugar. Aqui, você conta com a ajuda de profissionais especializados que vão ajudar você a encontrar o imóvel ideal. Clique aqui e entre em contato com a gente.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!