Alternativa muito comum no exterior, especialmente nos Estados Unidos, comprar um imóvel mobiliado é uma opção disponível também no mercado brasileiro.

Mas será que vale a pena optar por essa modalidade de negócio? Ou é preferível adquirir a casa ou apartamento vazio para escolher a mobília depois? Para que você descubra a resposta, preparamos este post com os prós e contras desse tipo de aquisição. Confira a seguir!

Vantagens de comprar um imóvel mobiliado:

É mais barato

Em geral, a compra de um imóvel já com os móveis é um negócio mais econômico do que mobiliá-lo depois. É claro que o imóvel vazio é mais barato que o já mobiliado, por razões óbvias. Porém, se você for adquirir toda a mobília de que precisará, seus gastos serão maiores.

Imagine, por exemplo, alguém que está adquirindo seu primeiro imóvel e deixará a casa dos pais. Provavelmente, a sua mobília limita-se a cama e o guarda-roupas do seu antigo quarto. O custo para equiparar toda a nova casa possivelmente inviabilizará, ou pelo menos adiará seu sonho de adquirir o primeiro imóvel.

E, caso você opte por comprar o imóvel desocupado, é preciso contabilizar ainda os gastos com a mudança, o frete dos novos móveis e a mão de obra para transportá-los. Com certeza você concluirá que, no quesito economia, o mobiliado leva vantagem.

É mais prático

Comprando um imóvel já mobiliado, assim que fechar o negócio, você já poderá se mudar. A casa ou apartamento estrá pronto e você não precisará de um tempo para escolher e compra os novos móveis.

É preciso considerar que, para mobiliar toda a casa, não é preciso apenas dinheiro. Você gastará também seu tempo e um tanto de sua paciência para percorrer lojas, escolher móveis, acabamentos, revestimentos etc. Adquirindo a unidade mobiliada, você pula toda essa etapa.

Está pronto

A maioria dos imóveis vendidos com mobília são feitos com móveis sob medida, com relativo cuidado com a decoração. Independentemente do gosto e do estilo, os cômodos foram preparados pensando no aproveitamento do espaço e na praticidade.

Desvantagens de comprar mobiliado

Não tem a sua identidade

Como dissemos acima, ao comprar uma casa ou apartamento já mobiliado, você não tem trabalho para escolher o estilo dos móveis, cores, padrões etc. Outra pessoa já fez isso por você. E, provavelmente, trata-se de alguém com gostos e preferências diferentes da sua.

Resumindo: provavelmente o mobiliário e a decoração não terão a sua cara, o seu estilo. É um ônus de deixar outra pessoa escolher por você.

Mobília será seminova

Salvo em empreendimentos novos, vendidos pela construtora já decorados, você provavelmente vai adquirir um imóvel cuja mobília já foi utilizada por alguém antes. Ou seja, é seminova. E sempre há a possibilidade dos móveis não estarem em perfeitas condições. Por isso é preciso fazer uma boa vistoria antes de concluir o negócio para avaliar se o valor cobrado pelos mobília é justo.

E então, você chegou a uma conclusão sobre o que vale mais a pena, comprar um imóvel mobiliado ou um desocupado? Então que tal compartilhar sua opinião nos comentários?