Imobiliária Ibagy

Alugar um imóvel pode representar o início de uma nova etapa na sua vida, como a mudança de cidade, a conquista da sua tão sonhada independência ou a abertura do seu próprio negócio. Uma nova fase que se inicia sempre vem acompanhada de desafios, e um deles é a análise do seu orçamento. Por isso, é muito importante saber como se organizar financeiramente para alugar um imóvel, seja ele um escritório, uma sala comercial, uma casa ou um apartamento.

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

Para que você consiga se planejar de forma segura, é interessante entender e analisar as novas despesas que surgirão com o aluguel, a fim de traçar metas e se adequar à nova realidade. Para facilitar essa organização das suas contas, separamos algumas dicas que vão ajudar você a alcançar o seu objetivo de alugar um imóvel. Continue a leitura e lembre-se de levar em conta cada uma delas na hora de fazer os seus planos.

 

Saiba quais são os valores que entrarão no seu orçamento

 

Este é o primeiro passo para se organizar financeiramente: você precisa saber quais são as despesas que passarão a fazer parte do seu orçamento mensal. Essa informação é fundamental para você saber se o valor total do aluguel do imóvel desejado é realmente viável. Além do aluguel mensal, é importante levar em conta o valor da taxa de condomínio, caso o imóvel fique em um prédio ou condomínio fechado, e das despesas básicas, como as contas de água, luz e internet.

Além disso, também é preciso se preparar para o pagamento das parcelas do IPTU, que, normalmente, são incluídas no aluguel e, sem o devido planejamento, podem comprometer as finanças nos meses do parcelamento. Em alguns casos, é possível ainda solicitar o pagamento à vista e conseguir um desconto.

 

Evite gastar mais do que você ganha

 

Agora que você já tem em mente todos os valores referentes ao aluguel do imóvel e às despesas mensais, analise se eles se encaixam nos seus rendimentos. Tome cuidado para não extrapolar o valor total que você ganha mensalmente, afinal, é muito importante manter as suas contas sob controle, especialmente em momentos de instabilidade econômica.

Para facilitar essa análise, antes de alugar, liste todos os seus gastos mensais em uma planilha. Em alguns meses, você poderá visualizar onde está exagerando e, então, eliminar esses excessos para economizar e, consequentemente, se organizar financeiramente para alugar um imóvel. Com essa organização, fica bem mais fácil evitar o uso do cheque especial, do cartão de crédito, ou dos juros, que podem comprometer uma importante fatia do seu orçamento.

 

Se livre das dívidas e não acumule novas 

 

Se você tiver dívidas pendentes, o ideal é quitá-las antes de se comprometer com novas despesas mensais. Você pode, por exemplo, optar pelo crédito pessoal, que oferece juros mais baixos e prazos maiores. Ele pode ser utilizado para cobrir o saldo devedor do cheque especial ou do cartão de crédito, provocando uma redução imediata nos gastos do mês. Além disso, depois de quitar suas dívidas, você não vai querer acumular novas pendências, não é? Esse é outro motivo pelo qual é importante analisar o peso do valor do aluguel do imóvel nas suas finanças. Se ele representar um novo acúmulo de gastos e juros, é provável que aconteça o temido efeito “bola de neve”, que vai comprometer seriamente seu planejamento financeiro e pode colocar seu objetivo por água abaixo. Então, avalie com atenção o impacto das novas parcelas de aluguel no seu orçamento.

 

Tenha disciplina

 

A disciplina é muito importante na hora de iniciar uma nova rotina ou, no caso do aluguel de um imóvel, ao iniciar uma nova fase, que traz consigo novas despesas. Por isso, antes mesmo de fechar o contrato de aluguel, procure se manter disciplinado em várias questões no seu dia a dia, como não gastar mais do que você ganha, o que pode fazer você acumular as dívidas que citamos no item anterior. Com essa disciplina e organização, você ficará preparado para assumir o controle do seu orçamento e para colocar o pagamento do aluguel como prioridade nas suas contas mensais.

 

Evite fazer compras por impulso

 

Esta é mais uma dica que vem em conjunto com a disciplina e com a proteção contra as dívidas: mantenha controle total sobre os seus impulsos consumistas. O brasileiro tem o hábito de parcelar sempre suas compras e adquirir produtos por impulso, o que é um ponto negativo para o planejamento financeiro, seja ele de curto, médio ou longo prazo. Para conseguir se organizar financeiramente para alugar um imóvel, é fundamental que você compre somente o essencial para você e para a sua família, de forma que o orçamento não fique comprometido na hora de pagar as despesas mais importantes, como o aluguel. 

 

Pesquise a melhor forma de pagamento

 

Escolhendo a melhor forma de pagamento do aluguel, você se organiza e não perde tempo para resolver questões simples. Nesse momento, é importante conhecer as garantias locatícias oferecidas pela imobiliária. Aqui na Ibagy, por exemplo, temos a modalidade CredPago, que proporciona ao inquilino a possibilidade de escolher entre múltiplas opções de pagamento, como boleto, TED, PIX e até dois cartões de crédito. E para ficar ainda mais simples, você tem o seu cadastro analisado em até um minuto. Neste link, você encontra mais informações sobre essa modalidade.

 

Faça uma reserva financeira

 

Além de garantir o dinheiro do aluguel e das despesas mensais, é importante que você estabeleça metas de economia. Assim, você conseguirá criar um fundo particular para garantir o pagamento de gastos que não estavam previstos no orçamento, como um conserto de carro, por exemplo. Essa reserva financeira também pode se tornar muito útil antes mesmo da mudança para o novo imóvel, já que ela pode ser usada para a compra de móveis ou materiais que serão úteis na sua casa ou no seu negócio. 

 

Todos os envolvidos precisam estar comprometidos com o objetivo

 

A sua família, os amigos que irão morar com você ou os seus sócios precisam estar envolvidos e empenhados em cumprir todas essas metas junto com você. Afinal, todos devem estar comprometidos com o pagamento do aluguel e, para isso, será necessário repensar e abrir mão de gastos supérfluos em prol de um um motivo maior. Esse acordo entre todos os envolvidos no processo é muito importante, caso contrário, o risco de ter problemas no futuro é grande.

 

Conte com a ajuda de um profissional que entende de aluguel

 

Quando seu planejamento financeiro estiver definido e você decidir que o aluguel de um imóvel cabe no seu orçamento, o toque final para evitar riscos é contar com a ajuda de profissionais especializados e com experiência na área de aluguel de imóveis. Com isso, você garante maior comodidade, desde a busca por um imóvel que se encaixe nos seus planos até o momento de assinar o contrato com toda a segurança que o momento exige.

 

Não é tão difícil se organizar financeiramente para alugar um imóvel, não é? Basta manter a disciplina, focar no seu objetivo e colocar tudo na ponta do lápis, para não esquecer de nenhum detalhe. E como falamos, a ajuda de profissionais faz toda a diferença para garantir que essa nova fase da sua vida comece com o pé direito. Por isso, aqui na Ibagy, temos consultores de locação sempre prontos para ajudar você a encontrar o lugar ideal, que cabe no seu bolso. Entre em contato com a gente e aproveite para conhecer nossos imóveis disponíveis para alugar.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!