razões para investir seu dinheiro em imóveis
Imobiliária Ibagy

Investir em imóveis é uma das opções mais tradicionais para quem quer aplicar recursos, mas isso não significa que seja conservadora demais ou que dispense uma boa análise das opções disponíveis no mercado. Tudo vai depender dos seus objetivos financeiros e da sua disponibilidade de recursos, afinal de contas, adquirir um imóvel pode significar a perda da liquidez do dinheiro guardado no banco ou a diminuição da capacidade de compra. De qualquer forma, investir seu dinheiro em imóveis é uma ótima opção. Até quem não tem um valor reservado pode considerar a compra de um imóvel como investimento, e neste post explicaremos porque essa opção merece toda a sua atenção. 

 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Afinal, por que investir seu dinheiro em imóveis? 

 

Todos os dias somos bombardeados com informações sobre a melhor forma de investir o dinheiro. Nos últimos anos, quem deixava o dinheiro na poupança percebeu uma grande estagnação. Essa forma de guardar dinheiro, sempre tão segura, já não pode mais ser considerada uma opção de investimento.  

 

As aplicações de renda fixa também são seguras, mas rendem pouco (cerca de 3% a 4% ao ano). Se seu objetivo é aumentar seu dinheiro, saiba que, dessa forma, seus ganhos serão muito lentos.  

 

As aplicações de renda variável e a Bolsa de Valores podem render bastante dinheiro em pouco tempo, porém há o perigo. De acordo com um estudo feito pela FGV, encomendado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), dos quase 30 mil investidores que tentaram lucrar com ações até 2019, 97% perderam dinheiro. É muito prejuízo. Portanto, se você quer aumentar seu patrimônio sem correr riscos, investir em imóveis é a melhor opção. 

 

Mais motivos para investir seu dinheiro em imóveis: 

 

  • Consolidação de patrimônio 
  • Retorno do investimento 
  • Diferentes oportunidades de investimento
  • Segurança e diversificação
  • Renda passiva para o resto da vida 

 

Entenda mais sobre cada um deles a seguir.

 

  1. Consolidação de patrimônio

 

Esse conceito é pouco comentado e levado em consideração pela população economicamente ativa. Normalmente, somente investidores experientes enxergam suas finanças como um patrimônio em construção. 

 

Um patrimônio é constituído pelos bens, direitos e obrigações de seu dono, e isso inclui aplicações financeiras, imóveis e ações da bolsa de valores, por exemplo. Ao optar pela compra de um imóvel por meio de financiamento, o investidor terá a obrigação de quitar as parcelas, mas esse imóvel, por sua vez, integrará seu patrimônio e poderá ser utilizado de diversas maneiras, tanto para moradia como para oferta de aluguel. 

 

Assim, entre as opções de consolidação de patrimônio, a compra de imóveis é a mais versátil, pois permite a redução de custos, eliminando eventuais despesas com moradia terceirizada e a obtenção de lucro, por meio da valorização do imóvel ou da locação. 

 

  1. Retorno do investimento

 

Outro bom motivo para investir seu dinheiro em imóveis é o retorno financeiro dessa aplicação. Com a instabilidade econômica, a valorização de determinados imóveis pode produzir uma remuneração muito maior para o investidor do que aplicações financeiras. 

 

Por isso, para garantir um bom retorno financeiro, é importante considerar as características do imóvel, como a localização e outros fatores de valorização. Além disso, o ideal é buscar o conhecimento de empresas como a Ibagy, para encontrar as melhores opções para investimento e, principalmente, para garantir uma boa remuneração com o aluguel. 

 

  1. Diferentes oportunidades de investimentos 

 

O mercado imobiliário tem algumas variações de demanda e procura por imóveis. Apesar de parecer instabilidade, isso faz com que diversas oportunidades diferentes de investimento surjam com o tempo. Além disso, áreas em plena valorização ou opções de imóveis vendidos na planta também podem trazer retornos interessantes para o comprador. 

 

Para se ter uma ideia de como o investimento em imóveis vale a pena, alguns fundos de investimento são compostos por títulos atrelados ao mercado imobiliário, justamente para se beneficiarem da sua remuneração. Porém, para o investidor, o melhor é focar nos investimentos imobiliários, já que, ao optar por esses fundos, boa parte da rentabilidade se perde no pagamento de taxas administrativas. 

 

  1. Segurança e diversificação

 

Além de construir, proteger o patrimônio também deve estar no topo das suas prioridades. Nesse sentido, investir em imóveis traz segurança por dois motivos: 

 

  • Diversificação de investimentos

Cada investimento possui um indicador que afeta sua remuneração. A poupança varia conforme a Taxa Selic e as ações de acordo com sua cotação diária, por exemplo. A diversificação dos tipos de investimentos garante que a variação brusca de um desses indicadores não impacte de forma severa o patrimônio acumulado. 

 

  •  Baixo risco 

 

Os imóveis são considerados investimentos de baixo risco, ou seja, o valor utilizado em sua compra raramente é desvalorizado. Isso porque são bens palpáveis e sólidos, que possuem uma representação física. 

 

Para garantir o sucesso do investimento, além dos fatores de valorização, é preciso considerar aqueles que podem trazer prejuízos, como irregularidades nos registros públicos, depreciação do bem e demais características que os profissionais desse mercado conseguem identificar com mais clareza. 

 

Dica extra da Ibagy: renda passiva para o resto da vida 

 

Se o imóvel que você investir estiver localizado numa região com boa infraestrutura ou se houver possibilidade de desenvolvimento a curto prazo, o perigo de desvalorização é praticamente nulo. Além disso, se você tomar os cuidados necessários para valorizar seu imóvel, fazendo reformas e melhorias e garantindo o bem-estar do locatário, a probabilidade de aluguel rápido e por um valor maior sobe consideravelmente. 

 

Por último, quando você conta com o auxílio de uma imobiliária séria, competente e com 51 anos de experiência no mercado imobiliário, como a Ibagy, ainda conta com diversas vantagens, como: 

 

  • garantia total* de aluguel e encargos; 
  • vistoria; 
  • anúncios grátis nos melhores portais imobiliários do país;
  • atendimento presencial ou 100% digital e muito mais.  

 

Como você viu, investir em um imóvel para alugar é garantir uma renda extra para o resto da vida sem nenhum tipo de preocupação ou dor de cabeça. Se você já é proprietário de um imóvel na Grande Florianópolis ou está pensando em investir e quer mais garantia e segurança na hora de alugar, conte com a Ibagy. É só clicar aqui, preencher seus dados e nós entraremos em contato com você. 

 

*Conforme contrato e vistoria.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!