Imobiliária Ibagy

A iluminação natural é algo que está sendo utilizado, cada vez mais, nos novos projetos de construção civil. Além disso, é sabido que um banho de sol reduz a pressão arterial, melhora o humor, beneficia a estética do ambiente, reduz os níveis de estresse e é eficiente para fornecer vitamina D para os que não saem tanto de casa.

No texto a seguir, confira as 4 melhores táticas para aproveitar, de forma mais eficiente, a iluminação natural de cada ambiente da sua residência. Boa leitura!

Faça a limpeza das janelas

Janelas empoeiradas podem ser um fator importante na hora de chamar o sol para dentro da sua casa. Isto é, para garantir que você está tirando total proveito da iluminação natural, sempre tenha certeza de que as janelas da sua residência estão totalmente limpas.

Utilize espelhos

Como todos sabem, os espelhos refletem toda e qualquer imagem e luz. Ademais, podem ser um ótimo enfeite para uma parede que esteja vazia. Entretanto, estamos falando sobre aproveitar melhor a iluminação natural dos locais, então, vamos ao que interessa.

Para você, que quer mais sol em algum cômodo, é possível contar com a ajuda dos espelhos. Além disso, ao posicioná-los no local certo, você vai conseguir refletir toda e qualquer luz que estiver batendo no espelho. Isso também dará a impressão de que o cômodo é maior, trazendo uma sensação de bem-estar, que ajudará a reduzir ainda mais o estresse.

Use as cores certas

As cores mais escuras — tenha, como exemplo, a cor preta — absorvem mais luz do que as cores claras. Em outras palavras, repare que quando você expõe algo de cor preta ao sol, ele fica mais quente do que as coisas de cor branca, por exemplo.

Por isso, para que seja possível aproveitar, da melhor maneira, a iluminação natural dos ambientes, é recomendável pintar as paredes com tinta clara, como a branca. Ademais, ela vai refletir, de forma muito mais eficiente, a luz do sol, trazendo mais iluminação para o cômodo desejado.

Entenda que a posição dos móveis é essencial

organização dos móveis é um fator que influencia na entrada de luz natural no ambiente. Para esse fim, é recomendável não colocar nenhuma mobília que possa impedir a entrada de luz, como em frente a janelas e portas de vidro, a fim de aumentar o aproveitamento da iluminação natural.

Compreenda a relação entre a iluminação natural e a sustentabilidade

A iluminação natural é algo interessante para melhor utilizar o local. Entretanto, devemos olhar o lado da sustentabilidade que também é afetado quando as pessoas passam a usar mais a luz natural e menos a luz artificial. Além disso, existe uma economia na energia quando as pessoas utilizam, de forma mais eficiente, a iluminação do sol.

Utilizando os quatro elementos descritos acima, tenha certeza de que você estará otimizando a iluminação natural que nos é dada — algo que pode se tornar essencial para dar mais beleza para determinados cômodos e ajudar a si mesmo, psicologicamente, com o estresse e a ansiedade, por exemplo.

Caso tenha gostado deste post, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter! Dessa maneira, você pode ficar por dentro das mais novas dicas para aproveitar os aspectos dos diferentes ambientes da sua casa!

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!