Montar um escritório sem paredes garante alguns benefícios para a sua empresa. A integração entre as áreas ou departamentos, por exemplo, é estimulada com a ausência de obstáculos físicos.

E há muitas maneiras de promover essa mudança. Tanto por meio de uma reforma mais ampla, quanto apenas se utilizando de recursos mais simples de decoração, é possível reformular o ambiente de trabalho.

Neste post apresentaremos algumas dicas para quem deseja montar um escritório sem paredes. Confira!

Vantagens e desvantagens do escritório sem paredes

Dependendo do tipo de atividade da empresa e do perfil dos colaboradores, um escritório sem paredes torna-se um elemento importante para impulsionar a produtividade. Porém, nem todo o mundo é um entusiasta desta ideia. Veja a seguir algumas vantagens e desvantagens deste modelo de organização.

Vantagens

Melhoria na comunicação interna

Sem obstáculos físicos, o fluxo de informações é beneficiado e a comunicação torna-se mais dinâmica. Em atividades nas quais é imprescindível a troca constante de dados, os processos de trabalho podem ser melhorados.

Estímulo ao trabalho colaborativo

Sem paredes, os colaboradores conversam mais entre si, com menos formalidades. Assim, as decisões são tomadas com mais naturalidade, sem a necessidade de constantes e repetidas reuniões, o que garante mais agilidade à empresa.

Aumento da visão sistêmica

Atuando lado a lado com colegas que desempenham atividades diferentes, os colaboradores podem entender melhor alguns processos da empresa e, inclusive, o seu papel na organização.

Selecionamos algumas imagens do Pinterest com ideias criativas de escritórios sem parede. Inspire-se!

fotos: pinterest

Desvantagens

Risco de dispersão

Apesar dos ganhos no que se refere à melhoria da comunicação, uma crítica ao escritório sem paredes é justamente o excesso de conversas paralelas e sem relação com os processos de trabalho. Isso pode causa a dispersão e prejudicar a produtividade.

Dificuldade de concentração

Em um escritório sem paredes, todos estão sempre acessíveis. Por isso, podem ser interrompidos pelos colegas a qualquer momento. Mesmo que as demandas sejam relacionadas ao trabalho, o contato repetitivo e constante prejudica a concentração.

Nesse caso, alguns escritórios usam recursos como pequenas salas, veja esses exemplos.

Como preparar o escritório sem paredes

Se a sua empresa deseja experimentar como funcionaria um escritório sem paredes, seguem algumas dicas de decoração para adaptar o ambiente.

1. Móveis como divisórias

Uma alternativa bastante utilizada é aproveitar os próprios móveis do escritório para delimitar os espaços. Assim, uma mesa, uma bancada ou um armário podem servir como divisores entre os ambientes.

Esta é uma solução fácil, que também garante agilidade para alterar os ambientes sempre que se entender necessário.

2.  Biombos e cobogós

Em momentos que exigem um pouco mais de reserva, como num encontro com um cliente, por exemplo, é possível lançar mão de soluções como o uso de biombos ou cobogós. Eles não chegam a isolar o ambiente, mas garantem um pouco mais de privacidade.

3. Divisórias móveis

Se estes momentos reservados exigem um isolamento maior, uma alternativa é utilizar divisórias móveis, que podem ser de vidro translúcido ou mesmo de madeira.

Estas estruturas podem ser completamente fechadas, isolando uma parte do cômodo. Quando não se precisa de privacidade, elas são abertas e garantem a integração com o restante do imóvel.

4. Estantes vazadas

Mantêm a integração e reservam certa privacidade, dependendo do tamanho de seus vãos e do volume de objetos depositados em seus nichos. Além de oferecer diferentes opções do ponto de vista decorativo e de design do ambiente.

Estas são algumas opções de decoração que sua empresa pode utilizar se desejar aderir ao conceito de escritório sem paredes. Além delas, há inúmeras formas de estimular o trabalho colaborativo por meio da integração física. Dependerá da criatividade do decorador.

O que você achou de nossas dicas? Tem alguma sugestão de como organizar o escritório sem paredes? Então compartilhe nos comentários do post!