Deixar nosso lar confortável, moderno e de acordo com nosso estilo de vida é uma tarefa prazerosa, mas nem sempre fácil. Especialmente quando envolve a decoração para apartamentos pequenos, que requer atenção em dobro para não perder o espaço.

Por essa razão, é indispensável conhecer alguns truques simples, porém eficientes, que podem ajudar você nessa missão de deixar o seu canto como você sempre quis. Abaixo, reunimos alguns deles. Confira!

Use espelhos na decoração para apartamentos pequenos

Os espelhos podem ser de grande valia na decoração de apartamentos pequenos. Afinal, eles têm a capacidade de ampliar os ambientes e valorizar os objetos decorativos quando instalados em locais estratégicos, como atrás da mesa na sala de jantar ou na parede próxima ao aparador do hall de entrada.

Além disso, quando usados em corredores — especialmente os estreitos e curtos —, eles proporcionam a sensação de continuidade, alongando-os.

Por fim, ainda são capazes de maximizar a iluminação local quando usados onde receberão focos de luz, seja ela artificial ou natural. Dessa forma, deixam o lugar mais claro e cômodo visualmente.

Invista em janelas grandes

Espaços pequenos tendem a ficar sobrecarregados com mais facilidade, especialmente se você exagera na quantidade de móveis e itens decorativos. Com isso, os ambientes ficam mais abafados e incômodos.

Porém, ao contar com janelas grandes nos quartos, sala, cozinha e área de serviço, por exemplo, você aumenta a circulação de ar entre os cômodos e, de quebra, melhora a iluminação natural.

Opte por móveis planejados e embutidos

Outra dica prática para otimizar o espaço do apartamento e ampliar a circulação nos recintos é optar pelo mobiliário planejado para quartos, sala e cozinha.

E isso tem um motivo muito simples: os móveis que podem ser adquiridos prontos no mercado possuem medidas que nem sempre se encaixam no espaço onde você pretende colocá-los.

Como resultado, eles ocupam uma área maior do que deveriam, dificultam a organização e afetam até mesmo a rotina de limpeza do lugar. Isso sem mencionar, é claro, no apelo estético, que fica aquém do desejado.

Porém, com a mobília planejada, todos esses problemas são resolvidos, pois ela estará de acordo com as medidas do seu imóvel. Outra vantagem é que você pode decidir projetá-los de maneira embutida. Assim, é possível aproveitar muito mais o ambiente.

Aposte em cores claras nas paredes

A  máxima de investir em cores claras — como o branco e os tons pastel— na decoração para apartamentos pequenos não é à toa. Acredite!

Isso porque se você aplicar tonalidades escuras ou muito fortes em locais como a cozinha, o home office e o quarto, inevitavelmente eles parecerão menores do que já são e necessitarão de um aporte extra de iluminação, pois ficarão mais escuros. Isso poderá dificultar seus afazeres domésticos, causar incômodos e deixar os ambientes pesados.

Contudo, ao usar as cores claras, os recintos ficarão mais iluminados — já que elas refletem mais a luz —, mais leves e ainda aumentarão visualmente o tamanho de cada cômodo.

Gostou das nossas sugestões de decoração para apartamentos pequenos? Então anote-as e não deixe de colocá-las em prática para transformar o seu imóvel e priorizar o seu conforto.

Aproveite também para assinar nossa newsletter e receber outras dicas exclusivas sobre moradia e qualidade de vida!