A decoração de escritório pode ter um impacto significativo na forma como funcionários e clientes vivem o dia a dia de uma empresa. Do mesmo modo que um quarto mobiliado de forma inadequada pode influenciar a qualidade do sono de quem dorme ali, por exemplo, um escritório mal decorado pode prejudicar a produtividade dos funcionários, além de dar aos clientes uma má impressão da marca.

Mas como aliar bom gosto, custo-benefício e qualidade na decoração de escritório? Se essa é a sua dúvida, não se preocupe! Neste post, mostraremos a você o que é preciso para ter um escritório agradável e cheio de personalidade.

1. Uma boa decoração de escritório é feita aos poucos

Comprar todos os móveis de uma única vez pode até fazer com que você economize tempo, mas há o risco de prejudicar a personalidade do espaço. Afinal, com o passar do tempo, você pode encontrar outras peças mais funcionais para a rotina de trabalho, mas elas não poderão ser adquiridas porque o local já foi mobiliado.

Assim, o ideal é adquirir os móveis básicos, mas ir substituindo-os conforme você encontre novas peças mais condizentes com as necessidades dos colaboradores.

2. O material da mobília também importa

Formas, texturas e cores: todos esses elementos dão personalidade ao móvel e influenciam a forma como o público percebe o seu escritório. Por isso, além de considerar o design, é preciso ter muita atenção ao material utilizado na confecção da mobília.

Um móvel, ainda que bonito, pode ficar completamente deslocado na decoração do escritório se a sua cor ou textura não conversarem com os demais elementos do ambiente, então não deixe de considerar o projeto de decoração como um todo antes de mobiliar o espaço.

3. A cor das paredes não deve ser ignorada

A marca da sua empresa tem uma cor, certo? Provavelmente ela não foi escolhida por acaso, pois os profissionais de design sabem que as cores podem influenciar (e muito) na forma com que uma pessoa recebe uma informação. Você já reparou, por exemplo, que os noticiários diurnos possuem cenários alaranjados, enquanto os noturnos preferem o azul?

Isso ocorre para garantir que o clima das principais notícias do dia, que são transmitidas no jornal da noite, esteja alinhado com a cor azul, que transmite seriedade. Por outro lado, a cor laranja passa uma ideia de informalidade e descontração, ideal para as notícias mais leves do dia. Pensar nisso na hora de escolher as cores da decoração de escritório é essencial, pois tudo influenciará no clima de trabalho.

4. O piso também faz parte da decoração

O piso é um importante item na decoração do escritório. Apesar de nem sempre ser escolhido pelo dono da empresa — afinal, o imóvel pode ser alugado —, é possível dar preferência a peças que combinem com esse item.

Leve em consideração o material utilizado e a cor do piso na hora de escolher as cores das paredes e da mobília. Ignorar essa informação pode levá-lo a um resultado decepcionante.

5. Além de belo o escritório deve ser funcional

Por último, mas muito importante, lembre-se que de nada vale ter um belo escritório se ele não for confortável e funcional. Tenha em mente que trata-se de um ambiente de trabalho, então é preciso considerar a ergonomia de todos os móveis. Isso evitará lesões por esforço repetitivo e dores na coluna, contribuindo para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Como você viu, a decoração de escritório deve ser levada a sério, pois ela está diretamente ligada à qualidade de vida e à produtividade dos funcionários, além de impactar na percepção dos clientes. Gostou desse post e quer conferir outras dicas de decoração e novidades do mercado imobiliário? Basta seguir a gente nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!