Quem não quer personalizar o lar e otimizar os espaços, não é mesmo? Uma bela decoração renova os ambientes. Contudo, a ideia de reformar desmotiva muita gente, já que se pensa logo no custo, tempo e mão de obra. Não é à toa que, cada vez mais, pessoas buscam por dicas para decorar gastando pouco e de maneira rápida.

Pensando nisso, reunimos 4 sugestões que vão ajudá-lo nessa tarefa de transformar a sua casa e deixá-la muito mais agradável. Confira!

1. Renove a pintura das paredes

A primeira dica é renovar a pintura das paredes. Afinal, com o tempo, cores mais claras (como branco ou tons pastéis) tendem a amarelar e ficar com um aspecto sem vida, o que afeta diretamente a estética do ambiente.

Portanto, explore tintas com tons mais intensos e enérgicos, especialmente em áreas de circulação de pessoas (como sala, corredores e varandas) ou, por exemplo, pinte apenas uma parede em um ambiente, destacando-a. Pode ser feita uma textura básica, também. Contando que você tenha uma boa habilidade manual, vale a pena experimentar!

2. Aposte em outros revestimentos para o piso

Além das pinturas, você também pode mudar o piso do seu lar, deixando-o mais dinâmico e convidativo. “Mas fazer uma troca de revestimento não é caro e, acima de tudo, um processo trabalhoso?”, você deve estar se perguntando.

Porém, a resposta é não! Isso porque já existem diversos materiais, como os pisos vinílico e laminado, que são vendidos como réguas de encaixe e dispensam a necessidade de argamassa e, inclusive, mão de obra. Basta colocá-los sobre o antigo revestimento e, literalmente, encaixá-los um no outro até revestir todo o recinto.

3. Diversifique a iluminação dos cômodos

Outra dica simples de como decorar gastando pouco é diversificar a iluminação dos cômodos. A razão disso é simples: quando você acrescenta novas fontes de luz no ambiente, deixa-o mais aconchegante e receptivo. Um projeto luminoso também serve para destacar os objetos decorativos, o mobiliário ou mesmo os revestimentos do espaço.

Por isso, explore o máximo de opções, como spots na cozinha e nos corredores, arandelas nos quartos, pendentes na sala de jantar, abajures na sala de estar, fitas de LED no banheiro, luminárias de piso na varanda etc.

4. Personalize os seus móveis

Pensando em se desfazer de algum móvel só porque ele está com a superfície desgastada? Pois esqueça essa ideia! Ao contrário, reforme-o e dê uma nova cara ele! Uma sugestão simples é apostar na laqueadura para personalizar a cor e na troca dos puxadores de portas e gavetas.

Fora isso, você também pode colocar, como diz o ditado, a mão na massa e criar peças exclusivas para o seu mobiliário com técnicas de DIY (faça você mesmo, em inglês).

Sendo assim, vimos que para decorar gastando pouco, não é necessário muito mais do que determinação. Por falarmos em técnicas DIY, existem vários materiais que podem ser (re) utilizados e se transformarem em vasos, luminárias e outras peças decorativas. Podemos citar os pallets, garrafas pet, blocos de cimento, canos de PVC etc. Na internet, não faltam tutoriais criativos para você se inspirar e tornar único o décor do seu imóvel.

Gostou das nossas dicas de como decorar gastando pouco? Então não deixe de aplicá-las em sua casa e, assim, dar um toque mais personalizado a cada canto dela! Aproveite e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de outras sugestões e macetes de decoração