A capital de Santa Catarina tem vários atrativos para os turistas e para quem vive no município. Se você já escolheu morar em Florianópolis, também tem que decidir se vai residir na ilha ou no continente.

Morar em Florianópolis é o sonho de muitas pessoas, pois além das belas praias e dos pontos turísticos, a cidade oferece uma excelente qualidade de vida. Os índices de criminalidade são baixos e há boas opções de trabalho em diversos setores da economia, principalmente no comércio, turismo e na área de tecnologia.

No entanto, é comum que as pessoas fiquem na dúvida sobre alugar um imóvel na ilha ou no continente. As duas regiões têm pontos positivos e negativos e, por isso, é preciso analisar com atenção para descobrir qual região é mais adequada ao seu modo de viver.

Afinal, o lugar em que você mora influencia diretamente em sua qualidade de vida, não é mesmo? Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, neste post separamos as principais diferenças entre as áreas. Vamos lá?

Localização

Uma das principais vantagens de se morar na ilha é a localização privilegiada, próxima aos mais procurados pontos turísticos da cidade, como a Lagoa da Conceição, Jurerê Internacional e a Praia Campeche. Esse é um dos principais benefícios de viver no local, pois você terá diversas opções de lazer bem próximas de sua casa.

Nessa região ainda se encontram três shoppings centers e duas universidades públicas — a UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

A parte continental é bem desenvolvida e conta com uma ampla variedade de empreendimentos comerciais. Nos bairros situados nessa região há escolas, agências bancárias, farmácias, supermercados, opções de lazer e comércio no geral.

A mobilidade urbana nas duas localidades pode ser um problema, entretanto, por terem uma oferta interessante de produtos e serviços, geralmente não torna necessário o deslocamento até o centro da cidade.

Contato com a natureza

Beira Mar Continental

Felizmente, morar em Florianópolis, seja na ilha, seja no continente, significa ter intenso contato com a natureza. Os moradores da ilha têm muita facilidade em incluir na rotina, esportes como surfe, kitesurf, mergulho e trilhas.

Na parte continental, é possível ter uma bela vista da ilha na avenida Beira-mar Continental. Além disso, o Parque dos Coqueiros fica situado nessa região, que é um local muito belo e agradável. O parque é iluminado e tem pista de ciclismo e parque infantil — ideal para um passeio com toda a família, inclusive com as crianças.

No continente também está localizada a Praia do Itaguaçu, que apesar de não ser utilizada para banhos de mar, oferece uma vista maravilhosa para quem reside nas proximidades.

 

Vida cultural

Além de atrair muitos visitantes, principalmente durante as férias e feriados, a ilha é recebe um grande número de eventos culturais. Muitos deles sediados no Stage Music Park e no John Bull Floripa.

Nessa região de Floripa é que se encontram os teatros CIC, Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho. A maior parte dos shows nacionais e internacionais ocorrem na cidade. Então, quem procura por bons programas culturais próximo de casa, a ilha é um excelente local para se morar em Florianópolis.

A parte continental da cidade também tem considerável oferta de opções de lazer para os moradores. O grande destaque dessa região é a gastronomia. Os bairros Estreito, Coqueiros e Itaguaçu, por exemplo, sediam diversos restaurantes, confeitarias, hamburguerias e pizzarias.

Tipos de moradia

Veja opções de imóveis em nosso site: www.ibagy.com.br

Na ilha estão concentrados os bairros mais nobres da cidade, sendo assim, é grande a oferta de imóveis de alto padrão, com o metro quadrado mais caro. O continente oferece maior variedade nos tipos de moradia, já que não conta com tantos impedimentos ambientais para a construção.

Dessa forma, a região continental apresenta várias opções de empreendimentos residenciais e costuma praticar um preço mais acessível nas locações de imóveis. No entanto, se você busca sofisticação, luxo e um local privilegiado, a ilha pode ser o lugar ideal para você alugar um apartamento.

Estilo de vida

Todas as informações que vimos até aqui influenciam o estilo de vida dos moradores. Apesar de ter uma intensa vida cultural, a ilha ainda se mantém tranquila. Dessa forma, ela pode ser uma opção de moradia adequada para quem gosta de estar perto da natureza e ter um estilo de vida menos agitado.

O continente é uma região muito dinâmica e moderna. Afinal, existe um maior número de empreendimentos comerciais, empresas de tecnologia e departamentos públicos na localidade. Por conta disso, geralmente é procurada por quem estuda ou trabalha na região e não quer perder tempo no deslocamento.

No entanto, morar na ilha e trabalhar no continente e vice-versa pode ser complicado para quem gosta de chegar em casa, depois do trabalho, antes de anoitecer. Isso porque o trânsito nesse horário é intenso, então, é preciso ter paciência. Para quem gosta de sossego e prefere fugir do trânsito, o ideal é morar mais perto do trabalho.

Gastronomia

Na ilha, os moradores encontram diversas opções de gastronomia. Há diversos bares, pubs e restaurantes, principalmente perto das praias. Nesses estabelecimentos é possível encontrar diversos tipos de comida como açoriana e pratos à base de frutos do mar.

Na região continental também há um grande polo gastronômico, apesar de, as opções serem maiores na ilha. Mas, no continente há excelentes estabelecimentos, onde é possível degustar peixes e ostras frescos. Pratos à base de camarão, comida contemporânea, temakis e hambúrguers gourmet também são encontrados na parte continental de Floripa.

Então, se você gosta de uma boa gastronomia, não terá dificuldades em encontrar um bom local em ambas as partes da cidade.

Trabalho

Tanto na ilha quanto no continente é possível encontrar ótimas opções de trabalho. Floripa é, inclusive, considerada a Ilha do Silício brasileira, pois oferece diversas vagas no setor de tecnologia — são mais de 900 companhias voltadas para o campo tecnológico.

Mas não é somente nesse setor que há vagas de trabalho na cidade. Por se tratar de um polo turístico, Floripa tem vagas para o comércio, turismo e diversos outras áreas ligadas ao atendimento ao público.

Muitas pessoas sonham em morar em Florianópolis e se questionam se devem escolher a ilha ou o continente. Como vimos, apesar de algumas qualidades serem características predominantes em todas as regiões da cidade, existem algumas diferenças entre elas. Para decidir qual é a melhor para você, não existe alternativa senão avaliar seu estilo e objetivos de vida.

Esperamos que este post ajude você a tomar a decisão sobre onde morar em Florianópolis. Você está no caminho certo: pesquisar é essencial para escolher bem seu novo endereço. Por isso, aproveite para ler o que conteúdo que preparamos sobre os principais bairros de Florianópolis e suas características!

Abraços,

 

Equipe Ibagy