É necessário pensar em muitos aspectos antes de assinar o contrato de locação. O tipo de moradia que será escolhido é um dos itens mais importantes — seu novo lar precisa se adaptar ao seu estilo de vida e necessidades. Diante disso, há muitas dúvidas se o melhor é morar em casa ou apartamento.

Por um lado, muitas pessoas cresceram em casas e não trocam o espaço e privacidade desse tipo de moradia. Por outro lado, existem aqueles que adoram a praticidade e a segurança de viver em um apartamento.

Certamente, as duas opções apresentam pontos positivos. Para ajudar você a refletir sobre isso e tomar a melhor decisão, vamos falar agora sobre os principais benefícios de morar em casa. Confira!

1. Maior privacidade

Sem dúvida nenhuma, a privacidade é um dos maiores benefícios de morar em casa. Ao contrário do que acontece em apartamentos, os vizinhos estão mais distantes. Essa característica pode proporcionar uma maior sensação de privacidade aos moradores.

Estar mais afastado também reduz as chances de ter problemas com barulhos em excesso. Afinal, quando estamos no nosso lar, queremos nos sentir totalmente confortáveis, não é mesmo?

2. Mais espaço

Geralmente, as casas são maiores que os apartamentos. Essa vantagem é muito interessante para quem, por exemplo, tem ou pretende ter uma família grande ou animais de estimação.

A maioria das casas disponibiliza áreas externas, como quintais e jardins, o que favorece o contato com a natureza — fator que faz muito bem para a saúde do corpo e da mente. Além disso, para os mais festivos, morar em uma casa maior possibilita receber mais pessoas de forma aconchegante.

3. Garagem (geralmente)

Alguns prédios não disponibilizam vagas de garagem para todos os moradores ou não tem vagas definidas.

O problema pode ficar maior ainda se a família tiver mais de um carro. Ao escolher morar em casa, existe a possibilidade de ter mais espaço para abrigar seus automóveis.

4. Proporciona maior liberdade

Todo condomínio tem as suas próprias regras, que precisam ser seguidas pelos moradores para manter a ordem. Por mais que seja possível sugerir ideias e dar a sua opinião sobre essas definições, o que for acatado pela maioria sempre vai prevalecer.

Quando se mora em uma casa, essas regras não existem e você tem liberdade para se organizar da forma que quiser. Isso, é claro, sem esquecer das suas responsabilidades como inquilino.

5. Ausência de taxa de condomínio

A taxa de condomínio, apesar de muitas vezes ser esquecida por quem procura um imóvel para alugar, pode comprometer bastante o orçamento doméstico. Essa despesa não existe na locação de casas o que pode, em alguns casos, significar uma economia para o locatário.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender as maiores vantagens de morar em casa. O mais importante é ter calma para analisar os benefícios que cada tipo de imóvel pode oferecer e escolher o que mais combina com você.

Agora, que tal ajudar outras pessoas que estão na mesma dúvida entre a casa e o apartamento? Basta compartilhar este post nas suas redes sociais!