Quando você pensa em renovar um banheiro antigo, a primeira coisa que vem à sua cabeça é fazer uma reforma, não é verdade? Porém, dar uma cara nova a esse espaço pode ser muito mais fácil do que você imagina, e o melhor: sem aquele quebra-quebra que tantas vezes requer interditar o cômodo e, com isso, atrapalhar a sua rotina.

E é para mostrar como fazer isso de forma simples e prática que reunimos algumas dicas infalíveis para personalizar o local com bom gosto e criatividade. Confira e se inspire!

1. Mude a pintura para renovar um banheiro

Trocar a pintura das paredes (ou mesmo de apenas uma delas) é, sem dúvidas, uma das maneiras mais conhecidas quando se pensa em revitalizar um cômodo e isso não é à toa. Afinal, as cores são capazes de influenciar nosso bem-estar — uma vez que podem despertar as sensações de limpeza, paz e tranquilidade.

Além disso, tons claros e neutros ajudam a tornar recintos compactos maiores visualmente, menos abafados e mais iluminados. Portanto, vale a pena considerar essa dica e, quem sabe, até apostar em alguma das novas tendências de pintura do design de interiores, como é o caso da aquarela que mescla tonalidades e cria efeitos estéticos incríveis.

2. Utilize papéis e adesivos de parede

Além de pintar, você também pode investir no uso de papéis e adesivos de parede para trazer mais cor e personalidade ao banheiro. Com eles, é possível fazer referências ao seu estilo de vida, seus gostos pessoais e, é claro, às preferências quanto ao estilo de décor (industrial, rústico, retrô, minimalista, etc.).

De quebra, ainda são fáceis de aplicar, têm diferentes modelos e formatos e ao utilizar versões autocolantes se torna mais fácil removê-los caso decida, em um futuro breve, substituí-los. Porém, não esqueça: independente do modelo escolhido, é fundamental que ele seja vinílico para não sucumbir à umidade do local!

3. Insira objetos decorativos no ambiente

Outra forma bastante simples de renovar um banheiro é com a inserção de novos objetos decorativos no ambiente. Por exemplo, um espelho maior aumenta visualmente o espaço e amplia a iluminação.

Já prateleiras e nichos ajudam a acabar com a desorganização e potencializam o aproveitamento das superfícies verticais, enquanto novos suportes e ganchos aéreos permitem que você tenha mais locais para pendurar roupas, toalhas e demais itens. Bastante fácil, não é mesmo?

4. Dê um toque verde ao local

Acrescentar uma planta no banheiro também é uma excelente dica. Além de trazer mais vida ao local, ela ajuda a purificar o ar, equilibrar a umidade no ambiente e ainda proporciona um maior isolamento acústico.

Mas não é só isso, já que são diversas as espécies que podem ser cultivadas sem problema em espaços com pouca luz natural e que liberam um odor agradável capaz de tornar o ambiente mais aconchegante e convidativo, como é o caso da lavanda e da violeta.

Como você viu, é possível renovar um banheiro e deixá-lo com uma cara nova gastando menos do que se imagina. Por isso, se inspire nas nossas dicas e transforme esse recinto tão importante do seu lar! Aproveite também e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outras sugestões e temas relacionados à decoração da sua casa!