Todo mundo quer saber como escolher um imóvel ideal — que atenda às necessidades, tenha uma boa perspectiva de valorização, seja bonito e funcional. Essa não é uma tarefa nada fácil, afinal, existe um grande número de imóveis disponíveis.

Basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar diversos apartamentos, flats, lofts, casas, coberturas e vários outros tipos de imóveis. Essas possibilidades apresentarão múltiplos preços, acabamentos, plantas, entre outras características diferentes.

Diante de tantas opções, é cada vez mais comum que as pessoas fiquem em dúvida sobre quais aspectos observar. O tamanho do imóvel e a região em que ele se encontra são alguns dos fatores mais importantes e é sobre eles que vamos falar hoje.

Afinal, é melhor priorizar o espaço ou a localização do imóvel? Leia o texto até o final para descobrir!

Saiba como escolher a melhor localização

Definir bem onde será o seu novo endereço é essencial para a sua qualidade de vida. Ninguém quer perder horas no trânsito a caminho dos compromissos, não é mesmo? Por isso, escolher uma região estratégica da cidade é fundamental.

Além de verificar se a casa ou o apartamento fica próximo dos lugares que você mais frequenta, é importante observar se a região combina com seu estilo de vida. Se você tem o sono leve ou gosta de dormir cedo, por exemplo, alugar uma propriedade em uma área boêmia da cidade pode se tornar um problema no futuro. Confira outros pontos que merecem ser analisados.

Segurança

Morar em um local que tem um alto índice de criminalidade, com certeza, causa uma sensação de medo em toda a família! Portanto, antes de decidir, procure se informar sobre a segurança do bairro.

Serviços e comércios

Verifique se o imóvel está perto de locais que ofereçam serviços e produtos que os moradores mais consomem. Isso evita que as pessoas percam tempo e dinheiro com deslocamentos.

Transporte público

Analisar a qualidade do transporte público do bairro também é fundamental para o bem-estar dos moradores. Observe, inclusive, os horários e os itinerários dos ônibus.

Entenda como definir o espaço necessário

Nem sempre alugar o imóvel maior é a melhor opção para você. Para descobrir qual é o tamanho ideal, é necessário analisar alguns aspectos da sua vida. Observe, a seguir, alguns deles e como eles influenciam a escolha:

Número de moradores

O primeiro passo é saber quem vai morar na propriedade. Se a ideia for morar sozinho, um imóvel pequeno pode ser a melhor opção. Afinal de contas, quanto maior o espaço mais caro será o valor do aluguel. Além disso, imóveis maiores levam mais tempo e dão mais trabalho para serem limpos e organizados.

Pojetos

Antes de estabelecer e encontrar o tamanho ideal do imóvel, é indicado que você pense nos seus planos de vida. Se você é noivo e pretende se casar em breve, deve considerar que o imóvel precisa abrigar o casal de forma confortável.

Estilo de vida

Você gosta de receber visitas em casa? Isso também pode influenciar o tamanho do imóvel. Será complicado recepcionar um grande número de pessoas se o lugar for muito pequeno! Além disso, se costuma receber hóspedes em casa, pode preferir alugar um imóvel que tenha um quarto a mais.

Compreenda o que deve ser priorizado

Como vimos, os dois pontos são importantes e merecem ser analisados com muita atenção. Sendo assim, o ideal é que essa escolha seja feita em relação ao seu perfil e às suas necessidades. Se o trânsito é um problema para você, talvez seja melhor priorizar a localização e morar mais próximo do trabalho. Entretanto, se você tem filhos ou um animal de estimação pode ser importante ter mais espaço em casa.

Lembre-se de que é necessário analisar os seus desejos e necessidades para decidir qual será a sua prioridade na hora de alugar. Ter orientação profissional pode garantir que você consiga encontrar o melhor imóvel! Além disso, alugar com a imobiliária é mais seguro e garante que tudo será feito dentro das exigências da lei.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender como escolher um imóvel!

Quer alugar um imóvel na Grande Florianópolis (SC)? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a equipe da Ibagy Imóveis!